Professora de Processo Penal da Univel participa de encontro na USP

Professora de Processo Penal da Univel participa de encontro na USP

Professora de Processo Penal da Univel participa de encontro na USP

 

Em um debate, os docentes com experiência na área, deram sugestões para a elaboração de uma grade curricular única para os cursos de Direito

 

No evento que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP), que tem ensino público, o Centro Universitário de Cascavel - Univel, foi representado pela professora do curso de Direito, Kátia Rejane Stürmer Alves de Oliveira. O encontro, foi promovido por meio do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), e reuniu professores de processo de várias partes do país, com o objetivo de discutir uma grade curricular padrão, para ser utilizada por todas as instituições de ensino superior de Direito do Brasil. A professora Kátia fala sobre a importância do Direito Processual para a comunidade acadêmica, "O Direito Processual é a máquina que dá movimento a tudo o que o acadêmico estuda nos cinco anos da faculdade. Por meio do Direito Processual, ele aprende a efetivar aquilo que está posto na legislação, de forma estática; é o que o acadêmico chama de prática", ressalta.

Os docentes que participaram do encontro visitaram a estrutura da Faculdade de Direito da USP, que é a primeira instituição de ensino superior de Direito do país,"Conhecemos a biblioteca, as salas de aula antigas, enfim, um pouco da história da instituição". Após a visita, houve a divisão dos professores nos grupos temáticos, para a discussão das grades curriculares das disciplinas e, uma plenária, onde todos puderam opinar sobre todas as disciplinas, "Foi feita uma divisão por áreas, como por exemplo, a teoria geral do processo, processo civil, processo penal e especialização em processo, como sou professora na Univel de processo penal faz 14 anos, conheço bem a disciplina e possuo domínio para discutir a grade curricular da matéria", explica Kátia.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Univel, Caroline Buosi Velasco, é importante para a instituição participar de eventos como esses que debatem a questão do ensino jurídico, "As atualizações são necessárias para que as metodologias utilizadas e os conteúdos ministrados sejam cada vez mais favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. Além disso, grandes profissionais dão sugestões e debatem ideias em uma das instituições mais tradicionais do nosso país, a USP, e estarmos em conjunto com eles nessas discussões fomentam novas formas de pensar a educação do Direito para nossos alunos".

 

Por: Núcleo de Comunicação

12/12/2017

Galeria de fotos

 

Projeto Rondon 2018 terá a participação de alunos da Univel
Unifatos é lançado na versão digital