Professora Elizabet Leal conclui Doutorado com estudo no Brasil e Espanha

A tese da Professora da Univel abordou o tema dos sindicatos em momentos de crise, comparando os dois países

Com o tema “O Sindicato Profissional e sua Atuação em Tempos de Crise: Uma análise comparativa dos direitos brasileiro e espanhol”, a professora do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Elizabet Leal, concluiu o Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. A tese foi aprovada com louvor, distinção e recomendação para publicação, com a orientação do Dr. Gilberto Stürmer.

Resultado de um trabalho de quatro anos, o tema abordou a atuação dos sindicatos em momentos de crise, fazendo uma análise comparativa entre o Brasil e a Espanha. “Meu estudo foi sobre o momento de crise, principalmente a econômica, quando o sindicato perde um pouco da sua força e a estrutura fica fragilizada. Nesse momento começa uma nova discussão, que chamamos de flexibilização, quando o trabalhador começa a abrir mão de alguns direitos em nome da garantia de permanecer no mercado de trabalho”, explica Elizabet.

A Professora ainda conta que o sindicato no Brasil é baseado no sistema de unicidade sindical, que age de forma diferente da pluralidade sindical, utilizada na Espanha. Ao final, a conclusão foi de que não há interferência entre os dois modelos. “Os sindicatos acabam abrindo mão em momentos de crise de uma ação combativa na proteção dos direitos dos trabalhadores. Ainda verifiquei que a crise não é apenas econômica, vivemos também uma crise social e cultural, em que os trabalhadores não querem mais se filiar aos sindicatos”, conclui Elizabet.

09.08.2018

Univel realiza 13ª Edição da Expotec