Graduação

Pedagogia

O pedagogo formado pela Univel é um profissional que articula teoria e prática, com competências, habilidades e atitudes para o trabalho coletivo e interdisciplinar e é comprometido socialmente em valorizar a profissão e conceber a gestão democrática para atuar em diferentes espaços formais e não formais de educação. A Univel forma profissionais capazes de participar da organização, gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino, em contextos escolares e não-escolares que sejam capazes, na prática, de demonstrar elevado nível de consciência crítica e criativa face à história e às reais condições de vida da sociedade brasileira. O acadêmico participa de projetos de extensão e projetos de iniciação científica propostos pelos docentes no decorrer dos semestres. Além da Sala de Metodologias Ativas, o curso oferece uma estrutura física com Brinquedoteca, Laboratório de Pintura, teatro, dança e música e Laboratório de informática. 

O profissional formado em Licenciatura Pedagogia pode atuar na docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e suas modalidades na gestão dos processos educativos formais e informais, incluindo as respectivas funções de Coordenação Escolar, Direção, bem como na Orientação Educacional, Supervisão Pedagógica e Administração do Trabalho Educativo, conforme preceitos legais/administrativos dos sistemas de ensino. Além da possibilidade de atuação como assessoria, curadoria, gestão de projetos que envolvam processos de ensino e aprendizagem, nas diferentes modalidades de ensino.

  • Tipo de curso: Presencial
  • Valor mensal: R$ 456,85
  • (valor vigente para 2018, com descontos)
  • Duração: 4 anos

Objetivos

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Univel tem por objetivo formar profissionais para atuar na docência da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos, bem como nos espaços pedagógicos. Trata-se da formação de profissionais conscientes de sua responsabilidade político-social, capazes de assumir de maneira crítica, criativa e construtiva o trabalho pedagógico em diferentes espaços de educação. A intituição possibilita ao aluno uma vivência no campo de trabalho, a partir das propostas de práticas e estágios supervisionados, que buscam articular aspectos interdisciplinares no processo de formação.

Matriz Curricular  

Periodo Disciplina Carga horaria
1° Semestre  
Sociedade e Profissão Docente  
80 horas  
 
Psicologia da Educação e Desenvolvimento  
80 horas  
 
Educação e Tecnologias Digitais  
40 horas  
 
Sociologia da Educação  
80 horas  
 
Comunicação e Expressão  
80 horas  
2° Semestre  
Políticas Públicas e Organização Escolar Brasileira  
120 horas  
 
Metodologia de Pesquisa em Educação  
80 horas  
 
Didática, Planejamento e Avaliação  
120 horas  
 
História da Educação  
80 horas  
 
Cultura e Sociedade  
80 horas  
3° Semestre  
Ensino Híbrido e Aprendizagem na Cultura Digital  
40 horas  
 
Teorias do Currículo  
80 horas  
 
Alfabetização e Letramento  
120 horas  
 
Filosofia da Educação  
80 horas  
 
Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil  
120 horas  
4º Semestre  
Tópicos Especiais  
40 horas  
 
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Educação Física  
80 horas  
 
Planejamento e Organização das Práticas Pedagógicas  
80 horas  
 
Educação e Inclusão  
120 horas  
 
Estágio Supervisionado em Educação e Infantil  
100 horas  
5º Semestre  
Fundamentos Metodológicos e Organização da Língua Portuguesa  
80 horas  
 
Fundamentos Metodológicos do Ensino das Artes  
80 horas  
 
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia e História  
80 horas  
 
Educação de Jovens e Adultos  
120 horas  
 
Estágio Supervisionado em Anos iniciais do Ensino Fundamental  
100 horas  
6º Semestre  
Fundamentos Metodológicos e Ensino da Matemática  
120 horas  
 
Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciência, Meio Ambiente e Sustentabilidade  
40 horas  
 
Libras  
40 horas  
 
Pedagogia em Espaços formais e não formais de educação  
80 horas  
 
Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos  
100 horas  
7º Semestre  
Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico  
120 horas  
 
Movimentos Sociais e Educação Do Campo  
80 horas  
 
Seminário: Educação Ambiental e Sustentabilidade  
40 horas  
 
Estágio Supervisionado: Espaços não Formais de Educação  
100 horas  
 
Trabalho de Conclusão de Curso I  
50 horas  
8º Semestre  
Políticas Afirmativas de Inclusão Social  
80 horas  
 
Teorias Contemporâneas de Aprendizagem  
80  
 
Seminários: Direitos Humanos e Questões étnicos-raciais  
40  
 
Trabalho de Conclusão de Curso II  
50  

Corpo Docente  

Nome Titulação
Patricia Grasel da Silva - Doutora Coordenador do Curso
Anderson Antonio Paisca Especialista
Cezar Roberto Versa Doutor
Daniel Zampieri Loureiro Mestre
Lademir Renato Pietrich Doutor
Marcia Aparecida Baldini Mestre
Rodrigo Cezar Mendes Especialista
Sandra Mara Martins Mestre
Sueli Gedoz Doutora
Elisabete Tessari Mestre
Tania Kaminski Mestre
Edemir Pulita Doutor
Andrea Bertolato Mestre
Thais Damaris Mestre