Em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente e transforma as relações sociais, o Direito precisa evoluir para acompanhar essas mudanças e garantir a regulação de novas situações. Foi com essa perspectiva que o Centro Universitário Univel, realizou, por meio do curso de Direito, Mestrado e Pós-graduação, entre os dias 21 e 22 de outubro, o XXII Congresso de Direito, com o tema “Tecnologia e Inovação no Direito Contemporâneo”. O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do curso de Direito, reuniu professores, estudantes e especialistas para debater questões atuais e desafiadoras da área jurídica.
A abertura do congresso, coordenada pelo curso de Direito da Univel, contou com a presença de André Karam, doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela Università Degli Studi Roma Tre e professor da Univel, que abordou o tema “Game Over: o papel do direito e do jogo no processo civilizatório”. Na sequência, o advogado Rafael Tonietto, diretor jurídico do Hub ODE, discutiu “O ecossistema local de inovação e sua importância”, apresentando um panorama sobre como a tecnologia impacta o desenvolvimento jurídico e econômico da região.
No segundo dia do evento, os debates seguiram com temas cruciais para o Direito contemporâneo. Marco Berzoíni Smith, delegado da Polícia Federal, discutiu “Crimes transnacionais, apontamentos, casuística e a cooperação internacional”, enquanto o pesquisador e advogado Décio Franco David apresentou reflexões sobre “Crimes Cibernéticos”, enfatizando os desafios que a digitalização traz para a regulação jurídica.
O coordenador do curso de Direito da Univel, professor Eduardo Lazarini, ressaltou a importância de eventos como esse para o fortalecimento do ensino jurídico e a formação de futuros profissionais. Segundo ele, o congresso permite que os acadêmicos tenham contato direto com professores e especialistas externos, ampliando suas perspectivas e estimulando o pensamento crítico. “O Direito está em constante evolução, e esses debates fortalecem o processo de ensino e aprendizagem, conectando o aluno com as inovações e transformações sociais que impactam diretamente o Direito,” afirmou.
Durante o congresso, também foram lançados os livros “O Direito Fundamental à Decisão Humana”, de Amanda Antonello, e “Meio Ambiente do Trabalho Saudável e Sustentabilidade”, de Lucas Daniel Velasco da Silva, ambos egressos do programa de Mestrado da Univel.
Lucas Velasco destacou que seu livro busca promover reflexões sobre a construção de ambientes de trabalho saudáveis, tema cada vez mais relevante diante das transformações tecnológicas e das novas configurações dos postos de trabalho. “Hoje, pelo advento da tecnologia e dos avanços nos postos de trabalho, houve uma reconfiguração dos postos, e os trabalhadores estão todos inseridos em multitarefas e hiperconectados. Então, a preocupação não só com a saúde física, mas também com a saúde mental dos trabalhadores, precisa ser pauta dentro das organizações, para a construção do meio ambiente de trabalho e para a própria sustentabilidade do mercado”, destacou o pesquisador.
A programação do congresso também incluiu a I Mostra Científica Jurídica Univel, onde alunos da Graduação e do Mestrado em Direito apresentaram suas pesquisas. O coordenador da mostra, Vinícius Wildner Zambiasi, enfatizou que o evento busca inaugurar uma nova fase de fomento à pesquisa científica em Cascavel e região, fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão que sustenta o ensino universitário brasileiro.
Com um público de aproximadamente 450 participantes, o XXII Congresso de Direito da Univel conectou ambiente acadêmico às demandas e transformações do mercado, contribuindo para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do Direito contemporâneo. Em breve, serão publicados os Anais do evento, reunindo os trabalhos apresentados e promovendo a disseminação do conhecimento científico produzido durante o congresso.
Júri Simulado
O Júri Simulado, realizado durante o congresso, contou com a participação de acadêmicos do 4º, 6º, 8º e 10º períodos, que assumiram os papéis de juízes, promotores de justiça e advogados de defesa, enquanto os alunos do 2º período atuaram como jurados. A atividade reproduziu todas as etapas de um julgamento real, baseando-se em um caso concreto, permitindo que os estudantes compreendessem o funcionamento do Tribunal do Júri. Além disso, a simulação foi uma oportunidade para desenvolver habilidades cruciais, como trabalho em equipe, estudo de caso, argumentação e oratória. No final, a atividade enriqueceu a experiência acadêmica de todos os participantes, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.
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