De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial deverá atingir 10 bilhões de pessoas até 2050, e esse crescimento exponencial demandará cada vez mais alimentos e biocombustíveis. Em paralelo a esse cenário, existe uma preocupação cada vez maior da sociedade com a sustentabilidade.
Para preservar o meio ambiente, garantir o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população, é necessário potencializar o uso das fronteiras agrícolas já utilizadas, através da combinação de tecnologia com práticas mais sustentáveis.
E um ensino atualizado é fundamental para acompanhar a evolução do setor agrícola e garantir a formação de profissionais capazes de superar os desafios e as oportunidades com foco sustentável que surgem no campo.
De olho nisso, o curso de Agronomia da Univel tem evoluído significativamente a sua matriz curricular ao longo dos anos para priorizar não apenas o crescimento da produção agrícola, como também o desenvolvimento sustentável, garantindo o menor impacto ambiental, a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.
Como explica a coordenadora da graduação, professora Vanessa Taques, a demanda do consumidor por alimentos mais saudáveis e sustentáveis exige do engenheiro agrônomo contemporâneo um amplo conhecimento em diferentes áreas que contribuem para o manejo de culturas diversificadas, por isso, o curso aborda tecnologias biológicas em diferentes disciplinas.
Isso é necessário porque se observa um uso cada vez maior de insumos biológicos na produção sustentável para o controle de pragas e doenças e a nutrição de plantas.
As disciplinas teóricas e práticas abrangem também o ensino sobre técnicas agrícolas inovadoras, conservação do solo, uso eficiente de recursos hídricos, agricultura de precisão, agroecologia e práticas de manejo sustentável.
Para que os alunos vivenciem a realidade da profissão e consigam aplicar o que aprenderam em sala de aula, o curso de Agronomia da Univel oferece um importante diferencial, que é a Fazenda Escola.
Em uma área de 17,24 hectares de terra, os futuros engenheiros agrônomos colocam em prática questões relacionadas a plantios, implementos agrícolas e uso de maquinários.
Além desse espaço, os alunos têm à disposição uma infraestrutura moderna composta por instrumentos de topografia e georreferenciamento e laboratórios de química, física, fitopatologia, microscopia e microbiologia, garantindo uma melhor compreensão da teoria.
Com nota máxima no Ministério da Educação (MEC) e um corpo docente composto por professores atuantes no mercado agronômico, o curso de Agronomia da Univel volta-se ainda para uma formação empreendedora, que busca despertar nos estudantes a veia de gestão e incentiva o protagonismo prático e teórico dos alunos.
Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.