Em um curso de graduação, as atividades práticas são fundamentais para uma formação completa e mais alinhada às demandas do mercado de trabalho e da sociedade, permitindo que o aluno vislumbre a rotina da sua futura profissão e consiga expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
No curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, há uma série de projetos e eventos à disposição do aluno, e para incentivar os acadêmicos a participar do maior número possível de atividades práticas, foi criado o “Passaporte para o Futuro Acadêmico”.
Como explica a coordenadora do curso, Lucilene de Lima Rocha, cada aluno receberá seu próprio passaporte no início do curso e o documento servirá como um registro personalizado das atividades realizadas ao longo da jornada acadêmica. Ao participar de atividades como palestras, seminários, workshops, visitas técnicas e concursos, os alunos terão a oportunidade de acumular selos.
Ao final da graduação, aqueles que tiverem acumulado o maior número de selos receberão uma bolsa de pós-graduação com cobertura integral, como forma de incentivar e apoiar sua busca contínua por conhecimento.
“Estamos entusiasmados em oferecer essa oportunidade única aos nossos alunos e confiantes de que o ‘Passaporte para o Futuro Acadêmico’ será um instrumento valioso para promover o crescimento pessoal e profissional de cada estudante. Essa é uma iniciativa que vai além do reconhecimento acadêmico padrão, pois busca criar uma cultura de participação ativa, motivando os alunos a explorar todas as oportunidades oferecidas pelo curso, enriquecendo sua formação e preparando-os para os desafios profissionais futuros”, explica a coordenadora.
Arquitetura e Urbanismo na prática
As atividades oferecidas pelo curso promovem uma experiência enriquecedora para os alunos, pois permitem que os acadêmicos desenvolvam habilidades práticas e interajam com profissionais estabelecidos no mercado, desenvolvendo assim uma compreensão mais profunda das demandas e expectativas do setor. Entre os projetos que se destacam estão:
O aprendizado prático acontece ainda no RAMPA – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Em um espaço que simula um ambiente profissional, os alunos trabalham em projetos reais, muitas vezes em parceria com organizações locais ou órgãos públicos, e dessa forma conseguem aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.
A acadêmica Laura Venazzi está entre os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo que desfrutam dos benefícios oferecidos pelos eventos e atividades práticas.
“A universidade e a coordenação do curso nos proporcionam muitas experiências e vivências diferentes, como as visitas técnicas e as palestras com profissionais da área, através das quais podemos aprender e nos inspirar. Há também as aulas diferentes do comum, envolvendo dinâmicas, jogos e trocas de ideias, atividades essas que ajudam no nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, diz.
Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.