A fisioterapia respiratória é uma especialidade muito importante dentro da área da saúde. Isso se dá porque essa atividade é fundamental para o tratamento de diversas enfermidades, contribuindo para a melhor recuperação dos pacientes que têm alguma doença respiratória.
Apesar de ser uma área importante há tempos, a fisioterapia respiratória ganhou notoriedade nos últimos anos. Durante a pandemia do novo coronavírus, os profissionais especializados foram fundamentais no tratamento de muitas pessoas que tiveram sintomas mais severos da Covid-19.
Com diversas possibilidades de atuação, o fisioterapeuta especializado em fisioterapia respiratória ainda pode destrinchar esse ramo e ter serviços voltados para pediatria, por exemplo. Quer ficar por dentro desse assunto e conhecer ainda mais essa área?
Acompanhe a leitura!
A fisioterapia respiratória nada mais é do que um tratamento que busca melhorar a qualidade respiratória por meio de técnicas e exercícios específicos. ela pode ser aplicada em pessoas que têm asma, sinusite, bronquite, rinite, insuficiência respiratória, pneumonia, enfisemas, bem como outros diagnósticos que afetam o sistema respiratório.
Essas técnicas e exercícios devem ser feitos com o auxílio de um fisioterapeuta, seja em atendimento domiciliar, em clínica, no hospital ou até mesmo no ambiente de trabalho.
O intuito da fisioterapia respiratória é contribuir com o fornecimento de oxigênio para o corpo do paciente. Dessa forma, o principal objetivo vai ser desobstruir as vias respiratórias de qualquer tipo de secreção para que, assim, a capacidade ventilatória do pulmão aumente.
Esse procedimento é muito importante no pós-cirúrgico de condições cardíacas, torácicas e abdominais, por exemplo.
Além disso, os exercícios dessa técnica também auxiliam a respiração e fortalecem os músculos respiratórios, inclusive para pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Vale ressaltar que mesmo que a pessoa esteja entubada, é possível realizar a fisioterapia para melhorar a sua respiração.
O trabalho feito pelo fisioterapeuta especialista na área respiratória tem como objetivo, por exemplo:
Como falamos anteriormente, a fisioterapia respiratória ainda pode ser subdividida em diversos focos diferentes. Isso varia de acordo com o tipo de paciente ou local que o profissional vai atuar. Vamos falar sobre algumas dessas especialidades abaixo.
A fisioterapia respiratória é algo que pode ser feito em crianças, inclusive em recém-nascidos. Doenças como a pneumonia e a bronquiolite são muito comuns em crianças e o tratamento fisioterapêutico é uma forma de cuidar dessas e de outras doenças respiratórias.
Como o sistema respiratório dos bebês está em desenvolvimento, as atividades da fisioterapia respiratória pediátrica ajudam a melhorar o processo respiratório dos pequenos.
Como o nome já anuncia, a fisioterapia respiratória hospitalar é realizada em hospitais. Os pacientes internados que necessitam desse tipo de cuidado, o recebem em seus quartos. É comum, inclusive, que até pessoas que não tenham alguma dificuldade respiratória também façam os exercícios para prevenir o surgimento de qualquer doença respiratória e aprimorar a função pulmonar.
Com atuação em clínicas, a fisioterapia respiratória ambulatorial busca tratar e aliviar doenças crônicas. Dentre elas, é possível citar a asma e enfermidades cardíacas. Aqui, os exercícios são feitos por tempo indeterminado, até que o paciente tenha sua capacidade respiratória melhorada.
Realizada na casa dos próprios pacientes, a fisioterapia respiratória domiciliar é indicada para quem recebeu alta hospitalar, mas ainda precisa fortalecer o sistema respiratório. De acordo com a indicação médica, esse procedimento é feito sob a orientação do fisioterapeuta e pode, inclusive, utilizar aparelhos específicos, a depender do caso do paciente.
Se você é fisioterapeuta formado e busca uma especialização para aprofundar os seus conhecimentos, que tal investir na pós em Fisioterapia Respiratória da Univel?
O objetivo principal do curso é agregar conhecimento teórico e prático para fisioterapeutas, fazendo com que os profissionais possam adquirir um melhor entendimento das patologias respiratórias adultas e pediátricas.
Dessa forma, nossos alunos compreendem as principais condutas realizadas para cada caso, recebendo a capacitação especializada e qualificada no que se refere a lidar de forma mais eficaz com pacientes que apresentam distúrbios respiratórios.
A nossa pós-graduação em Fisioterapia Respiratória Adulto e Pediátrica é ofertada na modalidade presencial e tem a seguinte grade curricular:
Ficou afim de fazer a especialização em Fisioterapia Respiratória? Acesse o site da Univel, conheça o nosso curso e as condições para você se tornar um especialista na área.
Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.