Ir ao site
ícone de inicio Blog / Sem Categoria / Jornada Científica e Semana Acadêmica …

Jornada Científica e Semana Acadêmica da Univel unem ciência, prática e impacto social

icone de data 30/05/2025
icone de relogio 3 mins de leitura
Jornada Científica e Semana Acadêmica da Univel unem ciência, prática e impacto social

A Univel promoveu, entre os dias 19 a 21 de maio, o primeiro módulo da Jornada Científica 2025, em conjunto com a Semana Acadêmica dos cursos de Arquitetura e Engenharias. A programação envolveu palestras, oficinas e vivências práticas, abordando temas como segurança nas rotinas trabalhistas e prevenção de acidentes, fundamentais para a formação técnica e cidadã dos estudantes.

Durante a Semana Acadêmica, o foco esteve na preparação dos alunos para ambientes laborais com riscos potenciais, especialmente na construção civil e na indústria. Os conteúdos abordaram desde o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até técnicas de auto resgate e protocolos de segurança.

“Buscamos mostrar a esses futuros profissionais a importância de reconhecer os riscos e agir de forma responsável. Seja na engenharia mecânica ou na arquitetura, é essencial que eles saibam como se proteger e proteger os outros”, destacou coordenador de Engenharia Mecânica da Univel, professor Douglas Guedes.

Além da formação técnica, o evento também se destacou por integrar responsabilidade social e sustentabilidade. Durante o módulo de Arquitetura e Engenharias, foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos, integralmente destinados a ações de caridade.

“Essa significativa mobilização garantiu que os donativos chegassem à mesa de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo solidariedade, responsabilidade social e impacto positivo na comunidade”, afirmou a coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão (CPE), Kátia Salomão.

A edição do evento não teve qualquer finalidade lucrativa, foi uma ação exclusivamente voltada para a coleta de alimentos com fins assistenciais, reforçando o compromisso institucional com o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável.

Neste ano, a Jornada Científica está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tema que norteou a proposta e execução das ações. O módulo de Arquitetura e Engenharias dialogou diretamente com os seguintes ODS da Agenda 2030:

ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: pela contribuição no combate à fome por meio da doação de alimentos.

ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: ao incentivar a solidariedade e o cuidado com o outro.

ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: ao promover valores de cidadania ativa e engajamento social entre estudantes.

ODS 10 – Redução das Desigualdades: ao impactar positivamente comunidades vulneráveis por meio da redistribuição solidária.

Outro destaque da programação foi a participação do corredor Guilherme Sirtoli e das pilotas Bia Martins e Maria Luiza Bedin, da equipe Turismo Nacional. Eles apresentaram o carro 55, construído com apoio dos acadêmicos de Engenharia Mecânica da Univel, que foram responsáveis pelo desenvolvimento do Santo Antônio, estrutura essencial de proteção veicular. A atividade proporcionou uma vivência prática inédita, conectando teoria e aplicação real em um projeto de alta performance.

Univel Por Univel

Entre em
contato conosco

Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.