Fazer uma segunda graduação é uma possibilidade para muitas pessoas. Seja para quem quer agregar conhecimento a uma área semelhante ao primeiro diploma, seja para quem quer mudar completamente de profissão, essa alternativa é uma boa pedida.
A segunda graduação pode ser um enorme diferencial no seu currículo e te oferecer grandes oportunidades de inserção ou recolocação no mercado de trabalho.
Apesar de ser uma graduação como a primeira, na segunda existem algumas diferenças que podem facilitar o processo de formação. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura e tire suas dúvidas e entenda as vantagens de fazer uma segunda graduação.
Como funciona a segunda graduação?
Não existe mistério para entender do que se trata a segunda graduação já que ela é exatamente o que seu nome já diz. Sendo assim, se você já se graduou em algum curso e deseja fazer um novo, é o seu segundo diploma de uma graduação.
Como existem inúmeros cursos de diversas áreas, é possível escolher um curso que seja diretamente agregador ao primeiro ou um que vai possibilitar uma carreira completamente diferente.
Muitas das vezes, apesar de não serem da mesma área, é possível que a primeira e a segunda graduação se agreguem. Esse é um fator muito válido para quem deseja se tornar um profissional interdisciplinar, que cada vez mais é procurado no mercado de trabalho.
Sendo assim, se você quer adquirir mais conhecimento e busca por uma qualificação, além das graduações, você pode cogitar a possibilidade de fazer uma segunda graduação.
Existe diferença no processo de vestibular?
O processo de se dedicar aos estudos para a prova de vestibular demanda muita energia e tempo dos estudantes. E, geralmente, quem já tem um diploma não tem muito tempo de sobra para isso em meio a rotina do trabalho. Por isso, um ponto que deve ser levantado é o seguinte: grande parte das instituições de ensino dispensam o vestibular para a segunda graduação.
Para saber detalhes, é muito importante que você vá até a secretaria do curso da faculdade que você pretende fazer para tirar as dúvidas sobre o ingresso em casos de segunda graduação. Entretanto, muitas delas solicitam apenas os documentos comprobatórios do seu primeiro curso — diploma, documento de colação de grau, histórico escolar, ementas.
Depois disso, é dada a entrada no processo de matrícula e você pode começar a sua graduação. O fato de não passar pelo vestibular é que, ao considerar que o estudante já tem um diploma superior anterior, ele possui condições de passar em um vestibular novamente.
Quanto tempo leva para se formar?
Grande parte dos cursos superiores têm a duração de 8 a 10 semestres, que vão de 4 a 5 anos. Entretanto, ao fazer uma segunda graduação, esse período pode variar, inclusive diminuir.
Isso porque ao ter acesso a grade curricular do seu curso anterior, bem como do seu desempenho em cada um dos conteúdos, algumas matérias podem ser reaproveitadas e, assim, você não precisará cursá-las novamente. Com isso, é possível reduzir um tempo da sua nova graduação e seu caminho para o novo diploma será menor.
Se os cursos forem semelhantes ou da mesma área, o aproveitamento será bem grande. Por exemplo, alguém que já se formou em Publicidade e Propaganda e agora deseja fazer Jornalismo. Mas se alguém que fez Sociologia, deseja cursar agora Engenharia Elétrica, o aproveitamento certamente será menor.
Por isso, entre em contato com a secretaria do curso da sua faculdade para saber mais a respeito do aproveitamento de conteúdo.
Fazer uma segunda graduação pode parecer um grande desafio, mas existem vantagens muito importantes para quem busca essa qualificação. Conheça 5 delas:
Facilidade para começar
Como falamos anteriormente, em muitas instituições você não precisa passar pelo vestibular para começar a sua segunda graduação. É necessário, apenas, que você tenha em mãos os seus documentos e os documentos comprobatórios do seu primeiro curso superior.
Atuação interdisciplinar
Profissionais que tenham uma visão mais ampla do mercado são muito procurados. E somente se especializando é que você vai conseguir conquistar isso. A segunda graduação vai oferecer mais bagagem, tanto teórica quanto prática, te tornar um profissional interdisciplinar, além de te destacar em meios aos processos seletivos.
Crescimento pessoal e profissional
Estar em um ambiente acadêmico é sempre enriquecedor para as pessoas, seja pessoal ou profissionalmente. Vivenciar as experiências proporcionadas, conhecer pessoas com histórias diferentes da sua, aprender novas habilidades são coisas que nos desenvolvem como seres humanos.
Currículo valorizado
Com um currículo atualizado, com outra especialização, certamente você vai conseguir se destacar nos processos seletivos que participar. Hoje em dia eles estão cada vez mais concorridos e buscar formas de chamar atenção para as suas habilidades é uma saída para garantir destaque dentre os concorrentes.
Conhecer novos colegas de turma e novos professores faz gerar mais contatos e isso é muito agregador para você. Aumentar a rede de contatos profissionais é super valioso, pois pode te agregar sociedades e parcerias profissionais futuras, além de garantir saber de boas vagas de emprego.
Se você tem vontade de investir na sua segunda graduação, venha para a Univel . Aqui nós temos vários cursos de diversas áreas para você se especializar e alcançar o seu lugar no mercado de trabalho.
Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.