O Centro Universitário Univel realizou, no sábado (29), a primeira edição do Start Univel, um evento que abriu as portas da instituição e transformou o Centro Tecnológico em uma feira aberta a toda a comunidade, demonstrando na prática que a Univel faz Cascavel melhor. Durante toda a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de se conectar com empresas de Cascavel e região, realizar entrevistas de emprego, além de participar de palestras e workshops pensados para melhorar o currículo e aproximar profissionais das oportunidades de crescimento profissional.
Ao todo, mais de mil participantes passaram pelo Start Univel e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, conhecer as tendências e exigências das empresas que estão contratando, realizar entrevistas e compreender melhor o que se espera de um candidato na hora da contratação. Entre esses profissionais estava o enfermeiro Anthony Felipe Vasinesk, que aproveitou o evento para conversar com gestores de RH de empresas da área de saúde. “Eu vim participar do Start e tive a oportunidade de conhecer gestoras que apresentaram um panorama de como está o mercado de trabalho para os novos profissionais e ainda tive a oportunidade de ingressar em um processo seletivo, apresentar meu currículo e já sair daqui com uma entrevista agendada”, disse o visitante.
Além do contato direto com o mercado de trabalho por parte dos profissionais, do lado das organizações, o movimento foi a oferta de vagas de emprego e o bate-papo com profissionais para apresentar as expectativas e oportunidades de conquistar boas posições em processos seletivos.
Para a gestora de pessoas da Cooperativa Copacol, Emily Borsa Voinaroski, o evento oportunizou apresentar caminhos para o desenvolvimento profissional aos participantes. “Eu vim aqui, não somente representar a empresa, mas mostrar como os profissionais podem se desenvolver dentro da nossa cooperativa. Vejo o Start Univel como uma iniciativa muito importante por conectar acadêmicos com as oportunidades que estão esperando por eles no mercado de trabalho”, enfatizou a gestora
MAIS DE 40 PALESTRAS E WORKSHOPS
Ao todo, 42 palestras e workshops foram realizados durante o Start Univel. Entre temas variados, como liderança, inovação e empregabilidade, o evento buscou atender as demandas do mercado, capacitando profissionais de acordo com as lacunas apresentadas pelas empresas participantes do evento.
As palestras principais foram:
Liderança e soft skills: as habilidades transformacionais que todo gestor precisa conhecer com o professor Aleksander Roncon.
Estratégias para Cultura da Inovação: transformação e competitividade no mercado com o professor João Luiz Carvalho.
Ambev: como mandar bem no processo seletivo com Lucas Nascimento, gerente de Gente da Ambev, e Guilherme Grossi, head comercial da Ambev.
Além das palestras principais, o evento recebeu workshops nas áreas de marketing, agrárias, contabilidade, direito e saúde, todos oferecidos pelos cursos de graduação e pós-graduação do centro universitário.
Para o participante dos workshops “Marketing estratégico: aplicabilidade das ferramentas de marketing para o século XXI” e “Inteligência Artificial para Mídias Digitais”, Vinicius Savora, a realização de uma manhã de formação em um evento que traz o mercado de trabalho para dentro de uma instituição une conhecimento com oportunidades. “Participar do Start Univel foi uma experiência incrível. As palestras apresentadas por profissionais da área de comunicação trouxeram muitos conhecimentos valiosos que poderei aplicar no meu trabalho, proporcionando uma visão ampla sobre o mercado de trabalho e ainda, poder debater com profissionais do mercado, compreender mais sobre os diferenciais que nós, profissionais, precisamos para conquistar boas vagas de trabalho”, destacou Vinicius.
30 EMPRESAS PARTICIPANTES
O Centro Tecnológico da Univel se transformou no palco principal do Start Univel. As 30 empresas participantes trouxeram para o evento mais de 300 vagas de emprego e realizaram aproximadamente 100 entrevistas com os participantes.
Além das vagas de trabalho, as empresas abriram seus espaços para conversas com seus gestores de RH. A interação entre empresas e participantes criou um ambiente de trocas mútuas e informações valiosas para quem está almejando conquistar novas vagas e até mesmo ascensão profissional. “Recebi insights relevantes no Start Univel. Pude conversar com a Flaviane Gudoski, da Gestão de Pessoas da Unimed, que me deu um panorama dos processos seletivos na área da saúde e como melhorar minha postura e apresentação durante esses processos”, destacou o enfermeiro Anthony Vasinesk.
Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.