O Centro Universitário Univel, em parceria com o piloto Guilherme Sirtoli, da GS Sports, deu início a um projeto que busca desenvolver tecnologias e experiência prática no mundo do automobilismo para os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica. A parceria foi oficializada através de um convênio firmado entre o centro universitário, representado pelo pró-reitor acadêmico, Paulo Figueira, o coordenador do curso, professor Douglas Torres, e o piloto Guilherme Sirtoli, que compete na corrida da Turismo Nacional.
A colaboração inovadora permitirá que os alunos trabalhem em projetos reais, desde a produção de peças até o desenvolvimento completo de carros. De acordo com o coordenador de Engenharia Mecânica, Douglas Torres, a experiência prática é fundamental para enriquecer a formação dos estudantes, preparando-os de maneira robusta para o mercado de trabalho.
“Os alunos irão solucionar as demandas tecnológicas e técnicas geradas nas atividades de pista, desenvolvendo o carro de corrida da Turismo Nacional. De forma geral, estaremos formando e inserindo profissionais nessa área do automobilismo profissional. Os futuros engenheiros terão contato com todas as fases de desenvolvimento e produção das solicitações técnicas”, disse o coordenador Douglas Torres.
Além do desenvolvimento tecnológico, os alunos da Univel já tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas no setor automobilístico. Recentemente, eles conheceram a estrutura da Stock Car e da Turismo Nacional, proporcionando uma imersão prática e valiosa no ambiente das competições automobilísticas.
Durante a assinatura do convênio, Guilherme Sirtoli destacou a importância dessa parceria no desenvolvimento mútuo entre a instituição, a equipe e o esporte. “Isso não só engrandece a minha equipe e o esporte, mas também nos permite trazer novas pessoas para o projeto. A equipe necessita de um conhecimento técnico que a Univel fornece, e essa parceria possibilita que eu leve mão de obra qualificada para um esporte que precisa muito dessa atualização. Portanto, essa colaboração é benéfica para todos os lados: para mim, para a equipe, para a universidade e para o esporte”, afirmou Sirtoli.
O piloto também comentou sobre o crescimento acadêmico que os alunos envolvidos podem adquirir com a parceria. “
“Alguns alunos vão trabalhar conosco, e estamos comprometidos em trazer o máximo de conhecimento prático para eles. Eles me acompanham nos finais de semana de corrida, onde aplicam na prática o que aprendem na sala de aula. Essa experiência prática, integrada com a teoria, é algo que poucas universidades no Brasil oferecem atualmente, tornando nosso projeto único e extremamente valioso para o desenvolvimento deles”, explicou.
A assinatura do convênio ocorreu na segunda-feira (8), marcando o início de uma jornada que certamente acelerará em direção a novas conquistas para a equipe do piloto e os acadêmicos do cursos de Engenharia Mecânica.
Se precisa de informações sobre formas de ingresso, pagamento ou cursos, nossa equipe está pronta para oferecer o suporte necessário.