Gamificação na prática do conhecimento: Administração desenvolve soluções para problemas empresariais

O objetivo da ação foi estimular as competências essenciais ao profissional, colocando em prática o conhecimento adquirido

Na disciplina de Projeto Integrador, ministrada pelo professor Fabiano Tykalowitz, os acadêmicos de Administração do Centro Universitário de Cascavel - Univel receberam o desafio de apresentar soluções para problemas enfrentados diariamente nas empresas. Para isto o professor após uma contextualização dos temas, propôs uma atividade em forma de gamificação.

Após explanar o tema, os alunos tiveram tempo para se reunir, organizar os conteúdos e apresentar. Esta delimitação de tempo tem o objetivo de desenvolver nos alunos aptidões essenciais aos profissionais, como trabalhar sob pressão, trabalho em equipe e contribui na construção do conhecimento.

Para o professor, o trabalho é essencial na formação de profissionais qualificados. “Entendo que estamos trazendo a realidade de uma empresa para o futuro  administrador, com gestão do tempo, trabalho e conflito entre equipes, disputa e recompensa. Depois de passar por esta pressão, com pessoas de fora avaliando, auditório, microfone, palco e falar em público, fica mais fácil encarar os desafios da profissão”, explica.

Para a aluna Thabata Doneda, os trabalhos foram de grande valia, para complementar os estudos. “Nos prepara para o mercado, ficamos atentos ao que está acontecendo, nos colocando sempre a frente do que vamos fazer quando estivermos no mercado de trabalho”, ressalta.

Foram convidados os profissionais Everton Garboça, Adrielli  Ross, Denise Pedralli e Luiz Haab, que avaliaram a postura, qualidade, a solução proposta e outros aspectos dos acadêmicos. “Não tem como você viver a realidade somente por meio dos livros ou da experiências dos professores. As melhores experiências vêm desta troca de informações com pessoas que atuam no mercado”, ressalta Denise.

Ao final, os grupos com as melhores notas foram premiados. Em 1º lugar ficou a equipe Intocáveis, em 2º lugar, equipe Fênix e em 3º lugar a equipe Imortais.

Publicado por: Núcleo de Comunicação
06/07/2019