Jornada de Artes Visuais e Pedagogia fomenta a arte e a educação

Música, dança, intervenções artísticas e muito conhecimento fizeram parte da programação do evento

A arte e a educação estiveram juntas, em suas distintas formas e expressões, em um evento que reuniu acadêmicos, egressos, professores e comunidade. A dinâmica da Jornada de Artes Visuais e Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel – Univel foi repleta de experiências que marcaram os participantes. “Foi um evento valoroso, que trouxe uma carga cultural e educacional incrível”, avaliou a acadêmica de Pedagogia, Amanda Jaqueline da Silva Nascimento.

A programação especial aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto com palestras e debates sobre a educação e diversas intervenções artísticas, apresentações musicais e de dança foram protagonizadas por acadêmicos e convidados. Em uma delas, o compositor e professor de música Luciano Dallastra junto da professora Simone Frank mostraram seus talentos musicais em um lindo concerto.

No campo da formação, profissionais renomados foram convidados para compartilharem seus conhecimentos. Uma das palestras foi ministrada pelo professor doutor João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá.

Para ele, que tem 55 anos de experiência no magistério, participar de um evento como a Jornada é uma satisfação e ao mesmo tempo um dever enquanto profissional da educação. “É muito bom falar para jovens, especialmente acadêmicos, sobre a responsabilidade da profissão e dos esforços que precisamos fazer para continuarmos a trabalhar com o conhecimento científico”, refletiu.

Egressos da Univel

A egressa de Pedagogia, Bruna Resende Walber realizou o cerimonial no primeiro dia de evento. “Os palestrantes Willmann Costa, Jayse Antonio Ferreira e João Luiz Gasparin que são grandes educadores e preocupados com o desenvolvimento da educação e das pessoas, fizeram alavancar minha autoestima enquanto egressa de Pedagogia. Me levaram a refletir que para ser professor não basta gostar de ler e buscar o conhecimento científico, é necessário gostar de pessoas, ter empatia e amadurecer novas ideias continuamente. Só tenho a agradecer os grandes profissionais que passaram pela minha caminhada acadêmica, foram fundamentais para a minha formação”, conta a egressa.

Conteúdos relevantes

Em sua palestra “Didática e Planejamento Educacional” o professor João apresentou conceitos importantes para o exercício da magistratura. “Tudo começa com a vivência do aluno, em sua realidade, depois passa pelos conteúdos e então retorna à realidade social de onde partiu”, resumiu.

Segundo ele, o principal desafio da educação está em associar a transmissão do conhecimento com as novas tecnologias e o comportamento dos alunos. “Eles procuram conteúdo em qualquer meio de comunicação e nós professores, especialmente os mais antigos, temos que correr contra o tempo e nos reformular em termos do uso dos equipamentos eletrônicos e dos recursos audiovisuais que estão à disposição”, ressaltou.

O evento contou com a presença de outros experts em educação como os professores Willmann Silva Costa e Jayse Oliveira que debateram o tema “Vencendo desafios educacionais no século XXI”.

Para a sociedade

Além do fomento da arte e da educação, a Jornada teve como propósito fazer o bem à comunidade. Assim, 200 quilos de alimentos foram arrecadados e serão distribuídos a famílias carentes. “A comissão organizadora agradece a todos que participaram e colaboraram com esse ato solidário”, diz a Coordenadora de Artes e Pedagogia, Gislaine Buraki.

Publicado por: Núcleo de Comunicação
05/12/2019