17ª Jornada Científica da Univel aborda saúde mental

17ª Jornada Científica da Univel aborda saúde mental

17ª Jornada Científica da Univel aborda saúde mental

Temas contemporâneos foram abordados no evento que promoveu a pesquisa científica e a interação entre a comunidade acadêmica 

Estimular a iniciação científica, pesquisa e extensão do Centro Universitário de Cascavel - Univel foi o propósito da 17ª Jornada Científica, que trouxe como tema principal “Conexões Humanas um olhar para a saúde mental”. “Eventos científicos são importantes porque oferecem aos estudantes e pesquisadores a oportunidade de discutir temas relevantes para a construção do conhecimento, que contribuem para solucionar problemas existentes na sociedade. Também fortalecem a iniciação científica e o papel da IES em formar indivíduos mais críticos. Pela Jornada Científica ser um evento multidisciplinar, ou seja com a participação de todas as áreas, o seu grau de relevância é maior porque possibilita integração entre os diferentes saberes”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

O evento recebeu a renomada médica psiquiatra, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de livros renomados como: Mentes perigosas, Mentes Consumistas e Janela da Mente. Com mais de 2 milhões de livros vendidos, Ana Beatriz participou de uma coletiva de imprensa e em sua palestra falou sobre as epidemias da vida moderna e a influência em nosso cotidiano. “Atualmente no Brasil os transtornos de ansiedade atingem cerca de 19 milhões de pessoas e a depressão em torno de 12 milhões. Se você pensar que os transtornos de ansiedade caminham para a depressão como consequência quando não tratados, isso tem uma alta relevância”, pontua Ana Beatriz. 

O evento também tem como objetivo incentivar o intercâmbio de conhecimento e experiência entre palestrantes, ouvintes, pesquisadores e participantes dos projetos de pesquisa e extensão. “Foi muito interessante participar, principalmente da palestra da Dra. Ana Beatriz, uma aula esclarecedora sobre vários assuntos que nós trazemos não somente para o curso de Direito, mas sim buscando um crescimento humano, de entender mais as pessoas e de certa forma compreender alguns distúrbios com o olhar diferenciado. Nas exposições dos trabalhos pudemos ver vários temas pertinentes e variados como direito, artes, fotografia, teatro de fantoches que nós desconhecemos e que acredito que melhora muito a nossa conexão humana”, conta Priscila Libanês Simplício,  acadêmica do curso de Direito da Univel. 
Diversos trabalhos científicos com temas relevantes foram apresentados, o que contribui também para a prática de comunicação oral dos acadêmicos. “Os trabalhos da Jornada são divulgados em todos os meios de comunicação sendo acessível a toda comunidade científica com interesse na área incentivando novos pesquisadores, fortalecendo a continuação das atividades de pesquisa de iniciação científica dos estudantes e aumentando a interação entre a comunidade interna e externa, funcionando como um motivador na produção do conhecimento”,  finaliza Elaine.

Por: Núcleo de Comunicação 

28.10.2019

Galeria de fotos | Palestra

Galeria de fotos | Apresentação de trabalhos

Alunos da Pós-Graduação EAD participam de palestra sobre a evolução da família
Alunos de Psicologia da Univel visitam Hospital Psiquiátrico de Maringá