Acadêmico da 1° turma de Engenharia Mecânica da Univel desenvolve bancada didática para estudo do ciclo de refrigeração

Acadêmico da 1° turma de Engenharia Mecânica da Univel desenvolve bancada didática para estudo do ciclo de refrigeração

Acadêmico da 1° turma de Engenharia Mecânica da Univel desenvolve bancada didática para estudo do ciclo de refrigeração

O objetivo do projeto é auxiliar os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica a estudar e entender na prática como funciona os ciclos de refrigeração por expansão

 

O acadêmico Élvio de Souza, do último ano do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel – Univel, em seu projeto de conclusão de curso desenvolveu uma bancada para auxiliar os demais acadêmicos a estudar e entender na prática como funciona os ciclos de refrigeração por expansão. A concepção inicial do seu projeto foi pensada em 2020 e em 2021 “coloquei as mãos na massa”, conforme afirma o acadêmico. Além de produzir a bancada para estudos práticos, o trabalho, sob orientação do professor e coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Germano S. C. Assunção, também gerou um artigo, que será publicado em um periódico especializado.

Élvio explica que a bancada apresenta os cinco componentes básicos necessários para que o processo de refrigeração por expansão aconteça: evaporador, compressor, condensador, filtro secador e sistema de expansão. O acadêmico esclarece que além de poder visualizar estes componentes em funcionamento em uma bancada ergonômico, o uso de manômetros, termopares e rotâmetro permitirá a coleta das pressões, temperaturas e vazão do ciclo, informações que poderão ser utilizadas para comparar com dados da teoria.

O orientador do trabalho e professor Germano S. C. Assunção esclarece que o caráter inovador do projeto desenvolvido é o uso de uma resistência elétrica ligada à um Controle Lógico Programável (CLP). “Ao utilizar o CLP é possível mensurar exatamente a carga térmica do ambiente a ser refrigerado, o que permite quantificar de forma mais acurada a eficiência do ciclo em estudo”, afirma Germano. Além disso, Élvio elucida que quatro diferentes tubos capilares (sistema de expansão) foram utilizados, isso possibilitará ao acadêmico observar como este componente influencia no funcionamento do ciclo.

Para Élvio, em breve egresso do curso de Engenharia Mecânica, as disciplinas estudadas ao longo do curso foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Ele, que atualmente já possui uma empresa de manutenção de refrigeração (Elétron Souza Instalações Elétricas e Refrigeração), espera em breve poder utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação para desenvolvimento de projetos ainda mais complexos.

 

Por: Núcleo de Comunicação

22.11.2021

 

Galeria de Fotos

 

Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”
Coletânea Cascavel – I: Acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo da Univel realizaram exposição para homenagear os 70 anos de Cascavel