Acadêmicos das Engenharias e Arquitetura da Univel participam da 2° Edição do Concurso Charrete

Com  mais de 15h de duração, o concurso contou com a participação de mais de 60 acadêmicos  e 11 professores orientadores

Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram da 2° Edição do Concurso Charrete. O desafio aconteceu entre às 19h do dia 03 de junho e 11h do dia 04 de junho de 2022.

O Projeto “Carrinho para coleta de resíduos sólidos domiciliares” inicia com o “Charrete”, um concurso de ideias interdisciplinares que tem por objetivo desenvolver propostas de inovação e sustentabilidade em prol da sociedade. A partir das melhores ideias apresentadas, o projeto tem então continuidade, focando no desenvolvimento dessas.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Tais Marini Brandelli, o desafio oportuniza a integração entre acadêmicos de diversos cursos e incentiva a produção de projetos criativos, inovadores e sustentáveis.  "A proposta do Concurso Charrete é realizar um desafio multidisciplinar intercursos de proposição de projetos inovadores para o desenvolvimento de um carrinho para auxílio da coleta de resíduos sólidos a ser utilizado por catadores. Eles receberam a proposta no início da noite e ficaram até o outro dia de manhã produzindo o carrinho com orientação dos professores, teve pizza, doces, pipoca e muito café", conta Tais.

Durante o desafio, os acadêmicos assistiram a uma palestra sobre o tema Sustentabilidade, que foi ministrada pelas professoras Camila Candida Compagnoni dos Reis, coordenadora do curso de Engenharia de Produção e Tais Brandelli, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo. A palestra abordou, principalmente, a temática de geração, coleta e reciclagem de resíduos sólidos, envolvendo a problemática associada aos catadores de resíduos, seja devido à discriminação social, condições de trabalho precárias e instrumentos de trabalho inadequados.

Após a palestra, equipes foram formadas, os requisitos mínimos do projeto foram apresentados e iniciou-se o desafio. Durante todo o período professores das diferentes áreas estiveram presentes para orientar os acadêmicos. Foram instituídas diretrizes mínimas de projeto. As equipes trabalharam durante a madrugada e os resultados foram avaliados pela banca de manhã. Os trabalhos foram analisados a partir de uma ficha de avaliação e cada participante da equipe vencedora recebeu uma premiação.

Para o acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Matheus Rhuan Pletsch Melo, que fez parte da equipe vencedora, participar do concurso foi uma experiência enriquecedora.“Primeiramente queria agradecer à toda equipe que promoveu o concurso este ano, foi tudo bem planejado e muito bem executado. Participar do Charrete foi uma experiência enriquecedora e muito interessante, conseguindo mobilizar diversos cursos da universidade, nos conectando e trocando opiniões. É claro que ter o meu grupo como vencedor dessa edição foi revigorante depois daquela noite cansativa,  mas no fim, acho que o mais importante foi a capacidade que tivemos de trabalhar em equipe, de fazer amigos e transformar essa rede de ideias, em um projeto com essa proposta super necessária”, declara Matheus.

Para a acadêmica do 7° semestre do curso de Engenharia Civil,Talita Freitas, o evento oportunizou a integração de acadêmicos e docentes de diversos cursos, proporcionando uma troca de ideias e experiências relevantes para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. “A experiência da competição da charrete foi algo único. Ficar horas da madrugada pensando e compartilhando ideias e conhecimentos com pessoas que acabei de conhecer, além de projetar algo que não envolve somente a área do meu curso, com certeza me agregaram muito como pessoa e profissional”, conta Talita.

28.07.2022

Agência Creare da Univel realiza ensaio fotográfico dos pacientes da Uopeccan para Campanha do McDia Feliz
Saúde e Esporte: Univel promove a 12° Edição do Desafio de Equipes