Acadêmicos do curso de Biomedicina da Univel participaram de palestra com convidada internacional

Acadêmicos do curso de Biomedicina da Univel participaram de palestra com convidada internacional

Acadêmicos do curso de Biomedicina da Univel participaram de palestra com convidada internacional

 

A palestra “The Priming of Mucosal Immunity via Commensal Microbiome” foi ministrada pela Dra. Ana C. Vallor, com a tradução e a participação do professor Tiago Sausen 

 

Os acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram da palestra “The Priming of Mucosal Immunity via Commensal Microbiome”, ministrada pela Dra. Ana Vallor, professora da University of the Incarnate Word (UIW), de San Antonio, Texas. A convidada abordou sobre como a flora intestinal influencia o nosso sistema imunológico.

Um dos assuntos tratados, foi a microbiota do sistema digestório, os diversos microrganismos e substâncias que fazem  parte dele e desempenham funções importantes para o seu funcionamento. Também foi abordada a importância dos polissacarídeos, que são responsáveis por fazer a quebra de estruturas, que vão ter a ação nas células imunológicas se transformando em ácidos graxos. 

Segundo o professor do curso de Biomedicina, Tiago Sausen, o convênio estabelecido entre a Univel e a UIW está possibilitando a troca de informações, com professores dos Estados Unidos, que apresentam palestras de forma online para os nossos acadêmicos. Sendo uma oportunidade de ter contato com diversas pesquisas, demonstrando uma aplicabilidade diferente das teorias vistas em sala de aula e das práticas feitas em laboratório. “A importância, além da própria compreensão de como funciona os diversos componentes do nosso sistema imunológico, era inserir os estudantes em um ambiente acadêmico internacional, para fomentar neles a importância de um intercâmbio não só de pessoas, mas também de ideias”, ressalta Tiago. 

Para a acadêmica do 3º semestre de Biomedicina da Univel, Kauane Marasca de Oliveira, foi desafiador estar exposta a uma língua da qual não é fluente, mas sabe que o contato com o inglês é essencial desde a vida acadêmica, porque este idioma está integrado com a vida profissional do biomédico. Para ela, além dos conhecimentos compartilhados, a Dra. Anna é um exemplo de mulher que conquistou seu espaço na comunidade científica. “Essa palestra como um todo, foi de grande valia tanto por ver uma realidade diferente, pelo ângulo da Anna, que pode compartilhar seu conhecimento conosco e mostrar tanto domínio de conteúdo, quanto de ter o exemplo de uma mulher que conquistou tantos lugares na comunidade científica para mim enquanto aluna”, conta Kauane. 

Para a acadêmica Dhaienny Soares, 3° semestre de Biomedicina, durante a  palestra a convidada apresentou uma visão mais ampla do que havia sido estudado em sala e foi uma oportunidade de ter contato com uma bioquímica que atua na área como pesquisadora. “Tenho certeza que essa palestra serviu como um incentivo para o início de novos sonhos e caminhos para nós alunos, principalmente para aqueles que como eu, sonham com a área da pesquisa e com essa visão de explorar outros cantos do mundo. É muito enriquecedor”, conta Dhaienny.

 

Por: Núcleo de Comunicação

24.06.2021

 

Galeria de Fotos

Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel visitam Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel
Método Famacha é tema de pesquisa em Projeto de Extensão do curso de Medicina Veterinária da Univel