Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Univel participam do concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO)

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Univel participam do concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO)

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Univel participam do concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO)

 

A competição nacional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON), tem como objetivo desenvolver a prática dos acadêmicos com estruturas de concreto armado 

 

O concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO), é uma competição nacional, na qual os acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Cascavel - Univel, construíram uma estrutura de concreto armado, buscando chegar a uma redução da escala real das estruturas de concreto utilizadas na construção civil. 

Após construírem a estrutura obedecendo às limitações de tamanho, peso e as demais regras do regulamento, as estruturas são dispostas no chão, onde é solto um cilindro metálico de 13,5 kg, em diferentes alturas para testar a resistência ao impacto. De primeiro momento é solto em uma altura de 50 cm, depois em 1m, até por final em 2m, para ver se quebra ou não o ovo. Se por algum motivo chegou a danificar a estrutura, mas não quebrou o ovo ou a estrutura permaneceu sem quebrar, o acadêmico continua dentro da competição.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Civil da Univel, Renan Rauber, um dos pontos quando se fala de atividades relacionadas à construção civil, é que pode ocorrer problemas entre o projeto e execução. “Um dos pontos importantes de realizar projetos práticos,  é que os acadêmicos podem construir estruturas, ter contato com os materiais utilizados em construções e suas características, funcionamento, forma de construção, quantidade e proporções de cada um dos materiais”, ressalta Renan. 

Outro ponto positivo, de acordo com o professor, é incentivar o interesse dos acadêmicos em terem contato com a prática. “Nesta competição, os acadêmicos de todos os semestres poderiam participar e puderam executar as estruturas. Os alunos que participaram chegaram com curiosidade para saber até onde a estrutura seria capaz de aguentar”, conta Renan. 

Para a acadêmica do 10° semestre do curso de Engenharia Civil da Univel, Renata Cichoski, o concurso foi uma oportunidade para desenvolver habilidades técnicas da construção civil e gerar interação entre os alunos. “A participação dos alunos na APO é importante pois gera interação e entretenimento e também a busca por aprimorar as técnicas da construção civil, isso gera atividades práticas com a aplicação dos conhecimentos, assim aplicando todo o aprendizado adquirido em sala de aula”, ressalta Renata.

 

Por: Núcleo de Comunicação

22.07.2021

Galeria de Fotos

Projeto de Extensão “Escritório Modelo” de Arquitetura e Urbanismo da Univel une teoria e prática
O Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Univel realiza atendimento e soltura de gavião