Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Univel realizam visita técnica na empresa Carelli

Durante a visita técnica, os acadêmicos puderam conhecer materiais, máquinas e ferramentas utilizadas na indústria na produção de maquinários agrícolas

A realização de visitas técnicas a empresas e instituições de pesquisa, sejam elas públicas ou privadas, é uma forma de integrar o aprendizado e preparar os futuros engenheiros mecânicos para a vida profissional. Com objetivo de conhecer na prática os materiais, máquinas e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de maquinários agrícolas, o curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizou uma visita técnica na Indústria Carelli.

A visita técnica foi realizada pelos acadêmicos do 9° semestre durante a disciplina de Ensaios e Seleção de Materiais, com o objetivo mostrar na prática os materiais  que são utilizados nos processos de fabricação da empresa, que atua na produção de implementos e maquinários agrícolas. “A ideia da visita é dar a oportunidade de visualizarem as propriedades e classificação dos materiais, porque é importante que eles conheçam e entendam o quanto esses materiais suportam em relação aos esforços ou forças que são colocados no momento de trabalho. Para os alunos, a visita tem um foco muito produtivo no quesito de trazer para eles de forma clara e interessante o que acontece no dia a dia de uma empresa. Eles também puderam analisar, não só as matérias primas, mas também os processos e ferramentas utilizadas. Conhecimentos que agregam a diversas disciplinas da graduação que fazem parte do processo de fabricação”, explica o professor da disciplina, Ademiro Alves da Rocha.

Para o acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da Univel,Mateus Alves Alexandre,a visita técnica realizada na empresa Carelli, foi excepcional. “Apesar de residir em Cascavel, não tinha conhecimento de empresas com o porte apresentado pela empresa de usinagem visitada. Penso que a vontade de todo engenheiro e futuros engenheiros mecânicos é entrar em contato com os equipamentos e estruturas que nos foram apresentadas, seja pelos equipamentos ou por todo o funcionamento, pois permite que seja visualizado as etapas que são vistas ao longo da carreira acadêmica”, conta.

“As visitas técnicas proporcionadas pelo Centro Universitário Univel, juntamente com nossos professores, são uma experiência ímpar tanto para a carreira acadêmica quanto para a profissional. Só podendo agradecer a empresa por ter nos permitido a visita e ao nosso colega Joel, nosso anfitrião no momento da visita, que nos mostrou a empresa em que trabalha”, declara Mateus.

12.04.2022

“LGPD no âmbito da Educação” é tema de palestra do curso de Pedagogia da Univel