Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas em Foz do Iguaçu

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas em Foz do Iguaçu

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizam visitas técnicas em Foz do Iguaçu

Os acadêmicos e professores visitaram o Centro de Falcoaria, Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, com o objetivo de entender na prática como funciona as áreas de conservação

 

A visita realizada pelos acadêmicos e professores curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Cascavel - Univel, teve como principal intuito demonstrar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, para as disciplinas de Ecologia e Manejo Ambiental, Bem Estar, Fisiologia, Clínica de Animais Selvagens e Clínica Cirúrgica. 

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univel, Paulo Tadeu Figueira, a visita oportunizou aos acadêmicos conhecerem de perto o trabalho realizado com animais silvestres e verem na prática os temas que são abordados em sala de aula. “A realização da visita em Foz do Iguaçu foi de grande importância, uma vez que em cada um dos locais, pode se presenciar os assuntos abordados em sala de aula, como por exemplo, no Centro de Falcoaria, onde eles recebem animais vitimados e auxiliam na recuperação. No caso do Centro de Falcoaria, nós enviamos mais de 10 animais que passaram pelo tratamento via CAFS como destinação final”, ressalta Paulo. 

De acordo com professor de Medicina Veterinária da Univel e responsável por guiar os acadêmicos na viagem a Foz do Iguaçu, Edvaldo Geraldo, os estudantes puderam visualizar em cada local, os diversos aspectos do trato das aves silvestres. “A visita foi de extrema importância para os alunos de veterinária, pois eles puderam contextualizar tudo aquilo que nós vimos em aula e a importância do bem-estar e equilíbrio mental dos animais. No Centro de Falcoaria, foi possível presenciar todo o processo de cuidado e  bem-estar aplicado no tratamento e treinamento das aves. Após, nos deslocamos até o Parque das Aves, sendo uma oportunidade de observar o enriquecimento ambiental, diversidade das aves da nossa região e a problemática do tráfico ambiental, que tanto impacta à fauna silvestre. Finalizamos a viagem no Parque Nacional do Iguaçu, empreendimentos de fauna da região Oeste do Paraná“, conta Edvaldo.  

Para o acadêmico do 8° semestre do curso de Medicina Veterinária, Leonardo Felipe Teixeira da Silva, participar da viagem foi uma oportunidade de ter a experiência de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Sobre as visitas, em todos os locais foi uma experiência única. Quando somos acadêmicos começamos a ver os detalhes ao todo de uma maneira diferente, mais técnica e acompanhados dos professores que estavam sempre nos auxiliando na visita, tirando dúvidas, fazendo perguntas se tornou algo didático e prazeroso. De maneira geral, visitar o centro de falcoaria, parque das aves e cataratas saindo um pouco da rotina das aulas, foi ótimo! Uma visita que agregou muito pra nós”, declara Leonardo. 

 

Por: Núcleo de Comunicação 

10.12.2021

 

Galeria de Fotos

Fisioterapia Desportiva Univel: Acadêmicos realizam atendimentos aos atletas no Campeonato Nacional de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Projeto Odonto em Ação: Acadêmicos do curso de Odontologia da Univel realizam ações no CISOP