Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel visitam Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel
Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel visitam Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel

O Projeto de Extensão “Acompanhamento nutricional de jogadores profissionais de futebol de um clube de Cascavel/PR” do Curso de Nutrição, tem como objetivo integrar os alunos a prática, avaliar o rendimento e melhorar a performance dos atletas por meio de intervenções nutricionais
Com o objetivo de aliar o conhecimento teórico na prática, o Projeto de Extensão: “Acompanhamento nutricional de jogadores profissionais de futebol de um clube de Cascavel/PR”, possibilita aos acadêmicos do curso de Nutrição do Centro Universitário de Cascavel - Univel, o contato com a área da nutrição esportiva por meio do acompanhamento e atendimento nutricional dos atletas profissionais de futebol, visto que a nutrição é uma grande aliada dos atletas, atuando na prevenção de lesões, agilizando o processo de recuperação e melhorando o desempenho físico.
Os acadêmicos do 1° ao 7° semestre do curso de Nutrição, participantes do projeto, irão trabalhar educação nutricional, a administração da unidade de refeição do clube, além de vivenciar a prática clínica, com avaliação nutricional e planejamento alimentar individualizado. A abordagem multiprofissional também foi observada pelos alunos durante a visita ao Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel, na ocasião puderam conhecer a rotina diária dos jogadores e acompanhar o treino.
Para a professora do curso de Nutrição da Univel e coordenadora do projeto, Sirlei Patrícia de Souza, os acadêmicos terão um contato direto com diversas áreas da nutrição, como clínica esportiva e educação nutricional. “Os acadêmicos participantes irão avaliar o perfil nutricional, realizar orientações, planejamento nutricional para que junto com a equipe técnica do clube, auxiliar na melhora da performance dos jogadores. O projeto é dividido em três grupos, onde um grupo vai trabalhar com a parte das refeições dos jogadores, cardápio, higiene e treinamento para os colaboradores que preparam essas refeições, outro grupo atuará na educação nutricional, elaboração de vídeos e panfletos com informações nutricionais pertinentes e também um grupo para realizar o atendimento nutricional individualizado de cada atleta”, conta Sirlei.
Para a acadêmica Gabrielly Lara Caovilla, do 7° semestre de Nutrição, participar do projeto é uma oportunidade de colocar o conhecimento teórico em prática e de troca de experiências. “A experiência que o projeto fornece com certeza será muito enriquecedora, porque a partir dela, podemos aplicar toda a teoria já vista durante a graduação e também ter uma troca de experiência, seja com a professora orientadora, com os demais acadêmicos, com os jogadores e com a comissão técnica. Além de agregar no conhecimento prático nas áreas específicas”, ressalta Gabrielly.
Por: Núcleo de Comunicação
21.06.2021