Institucional

Imprensa

Acadêmicos participantes do Projeto de Extensão de Agroecologia, desenvolvem técnicas agroecológicas junto a produtores locais

Os acadêmicos desenvolveram e implementaram técnicas agroecológicas em propriedades de produção de hortaliças na comunidade em que residem 

 

O Projeto de Extensão “Agroecologia” tem como objetivo inserir os acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, em atividades práticas no campo e auxiliar produtores locais. A ideia inicial do projeto é fazer com que os alunos em um primeiro momento tenham embasamento na teoria e possam desenvolver técnicas agroecológicas  e implementá-las na comunidade em que residem. 

Durante o projeto os acadêmicos buscaram propriedades com produção de hortaliças que tenha retorno financeiro na comunidade em que residem e utilizar técnicas agroecológicas, são estratégias utilizadas para reduzir os impactos de produtos que são aplicados em hortas e maximizar a produção de forma sustentável, que estão sendo cada vez mais desenvolvidas e está se tornando uma tendência em nosso sistema de cultivo. Os alunos desenvolveram biodigestores, minhocários, compostagem, entre outras técnicas. 

Para o coordenador do projeto e professor do curso de Agronomia da Univel, Júlio César Antunes Ferreira, o projeto é uma oportunidade para os acadêmicos colocarem a mão na massa, desenvolverem técnicas agroecológicas e também auxiliarem os produtores. “O objetivo principal é inserir os acadêmicos na prática, para verem os desafios  que eles têm de chegar até o produtor, desenvolver novas técnicas e também de passar o conhecimento que adquirem durante a graduação para esses produtores que muitas vezes não têm assistência técnica básica de cultivo”, ressalta Julio. 

Para o acadêmico do 3° semestre do curso de Agronomia, Matheus Karachinski Dams, ter contato direto com o produtor no início do curso é de grande importância, sendo uma oportunidade de trabalhar com técnicas que reduzem os impactos ambientais nas propriedades. “Implantar uma prática nova para um produtor que só usava químicos, foi bem bacana, o professor Júlio sempre dando auxílio e pronto para ajudar. Aprendi bastante sobre agricultura orgânica e pretendo fazer algo voltado para essa área, inclusive estamos montando mais um projeto da matéria, onde vamos desenvolver uma composteira que possa suprir em parte as necessidades da horta de um produtor”, conta Matheus.

A temática da agricultura orgânica e redução dos impactos ambientais está cada vez mais em alta, para os acadêmicos do curso de Agronomia, ter contato com as técnicas de agroecologia durante a formação é essencial.  Para o acadêmico do 3° semestre do curso de Agronomia, Lucas Henrique Colombo, o projeto foi uma oportunidade de ter contato com práticas da  agricultura ligadas à sustentabilidade. “Participar do projeto de extensão em Agroecologia está sendo muito importante para minha formação. Sempre me interessei pelo lado ecológico e sustentável da agronomia, e por em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula junto a comunidade e colher os resultados é muito satisfatório. São experiências que levarei para a vida profissional. Agradeço a equipe do CMEI Raio de Sol, em especial a coordenadora Neusa pelo apoio e comprometimento com o projeto’’, conta Lucas.

 

Por: Núcleo de Comunicação

25.06.2021

 

Método Famacha é tema de pesquisa em Projeto de Extensão do curso de Medicina Veterinária da Univel
“Metalografia e Preparação de Amostras” é tema de palestra para os acadêmicos dos cursos de engenharia da Univel