Aconteceu a 2° Amostra de Estágios do curso de Psicologia da Univel

Aconteceu a 2° Amostra de Estágios do curso de Psicologia da Univel

Aconteceu a 2° Amostra de Estágios do curso de Psicologia da Univel

Na oportunidade acadêmicos do 4° e 6° semestre apresentaram as referências teóricas e o trabalho realizado em diversas instituições privadas e públicas de Cascavel e região

 

O período da realização do estágio no curso de Psicologia é fundamental na formação do profissional, pois é neste momento em que o acadêmico se depara com situações reais de sua futura profissão. Com o intuito de compartilhar com os demais colegas de turma, a experiência e o trabalho realizado, aconteceu a 2° Amostra de Estágios do curso de Psicologia do Centro Universitário de Cascavel - Univel. 

De acordo com a professora do curso de Psicologia da Univel, Júlia Chiminecki Kissula, os estágios do 4° semestre foram desenvolvidos nas políticas públicas de Assistência Social e tinham como objetivo trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A vulnerabilidade social trata-se de pessoas em processo de exclusão social, principalmente ligado a fatores socioeconômicos, por isso, integrar esses espaços é crucial para uma psicologia mais humana e social”, explica Julia.

Além disso, a professora explica que através da realização dos estágios nestes ambientes oportunizou aos acadêmicos o acesso a uma realidade social diferente da que estão inseridos. “A partir dos estágios, os alunos puderam encontrar uma realidade que comumente não encontram em seu cotidiano. Isso traz uma nova consciência de vida e das relações e faz com que o acadêmico perceba os estigmas e preconceitos que carrega, fazendo-os repensar sua vida e a formação profissional. Além de possibilitar um olhar mais amplo para a profissão, encontrando novos espaços de atuação do psicólogo”, declara Julia. 

Os acadêmicos do 6º semestre realizaram estágios na disciplina de Psicologia do Trabalho e Saúde Ocupacional, sendo uma oportunidade para que pudessem experienciar na prática aspectos voltados para a saúde mental do trabalhador e sua qualidade de vida. A professora Ligia Krüger Bresolim Milano, explica que a disciplina foca no olhar para o trabalhador como um sujeito que sente, se emociona, sofre e, junto a isso tudo, continua institucionalizado. Além disso, explora os aspectos de poder e liderança nas instituições, relações de trabalho entre grupos e equipes, bem como a gestão de conflitos necessária para o relacionamento interpessoal equilibrado entre os times. “Com toda a base teórica, os acadêmicos puderam compreender na prática a relação dos fenômenos que perpassam o trabalho, e como lidar com estes. Os projetos desenvolvidos ocorreram em três instituições, sendo elas: Hospital Uopeccan, Supermercado Irani e Unidade de Saúde da Família do Jd. Presidente, em Cascavel”, conta Ligia. “Observou-se que o aprendizado oportunizado aos acadêmicos foi incrível, pois possibilitou a inserção dos mesmos em meios profissionais, para reconhecimento institucional, levantamento de demandas, planejamento de ações de melhorias e a execução dos projetos idealizados, os quais permitiram o desenvolvimento dos estagiários para o trabalho em equipe, resolução de conflitos e problemas, bem como o aprofundamento em metodologias para a atuação do psicólogo do trabalho nas instituições”, declara a professora Ligia. 

A acadêmica Hellen Renata de Carvalho, escolheu o curso de Psicologia justamente por gostar de conversar e estar perto das pessoas e a partir da graduação na área, terá a oportunidade de ajudar e auxiliar enquanto profissional. Para ela, o estágio oportunizou ter contato com uma realidade social diferente. "Foi trabalhoso, mas recompensador. Tive a experiência de estagiar em uma clínica de reabilitação e no Hospital Uopeccan. Meu primeiro estágio foi na clínica de reabilitação, uma experiência e uma realidade muito diferente da minha e o segundo na Uopeccan, que também é uma realidade diferente da minha. Para mim, o processo de intervir de qualquer forma e com qualquer pessoa, é um desafio, ainda mais para a Psicologia”, conta Hellen. 

Por: Núcleo de comunicação

02.12.2021

Acadêmicos do curso de Nutrição e Fisioterapia da Univel realizam atendimentos em parceria com a Pastoral da Criança
Univel realiza a 1° Jornada de Odontologia (JOU)