Agosto Lilás: Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher da Univel realiza palestra ministrada pela coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha

Agosto Lilás: Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher da Univel realiza palestra ministrada pela coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha

Agosto Lilás: Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher da Univel realiza palestra ministrada pela coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha

 

Em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” surgiu com o propósito de conscientizar e reforçar o enfrentamento à violência contra as mulheres.

 

A violência contra mulher é um problema social e de saúde pública, e que se manifesta de diversas formas, com diferentes graus de gravidade. Infelizmente grande parte dos casos ainda é encoberto pelo silêncio e pelo medo das vítimas. Por isso, a campanha “Agosto Lilás” foi criada com o propósito de enfatizar a luta em prol das mulheres e conscientizar sobre a importância do combate à violência contra mulher e da Lei Maria da Penha. 

Pensando na importância em debater a temática, o Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher do Centro Universitário de Cascavel - Univel, reuniu acadêmicos das mais diversas áreas para uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e sobre como apoiar o enfretamento o à violência contra as mulheres.

De acordo com a coordenadora do projeto, Dra. Caroline de Cássia Francisco Buosi Velasco, a palestra surgiu como uma oportunidade de debater e conscientizar sobre uma importante temática com os acadêmicos, trazendo  os dados atualizados sobre a violência contra a mulher em nossa cidade. “O projeto realizou palestra, como uma ação do Agosto Lilás, que é mês da prevenção da violência contra mulher. Nós convidamos uma representante do Instituto Maria da Penha, a Rosa Marques, que fez a transmissão direto de Fortaleza (CE) para ministrar a palestra e tirar as dúvidas dos nossos acadêmicos”, conta.  

Para a coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha (IMP), Rose Marques, a realização de palestras e ações educativas são de extrema importância para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Pouco de fala sobre a dimensão da prevenção à violência contra mulher, que é fortemente tratado e incentivado no próprio texto da lei, porque nós não vamos conseguir enfrentar ou acabar com a violência, sem trabalhar com centralidade a prevenção. A prevenção a gente constrói desde a educação básica até educação superior, que exerce um papel central na desconstrução da violência”, ressalta. 

A coordenadora de projetos do IMP, também pontuou a importância do Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher para a sociedade e para a comunidade. “A Univel está de parabéns por ter a iniciativa de debater e levar a temática com os estudantes. Além de desenvolver um projeto que atua dentro e fora de aula, em prol da prevenção e do enfrentamento à violência, isso tudo dentro de um calendário permanente e que é realizado durante todo o ano. Projetos como esse fazem toda a diferença para a sociedade justa que queremos construir”, pontua Rose. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

09.08.2022

Galeria de Fotos

Agosto Dourado: Acadêmicos de Nutrição da Univel realizam ação para apoiar o aleitamento materno
Univel realiza homenagem aos rondonistas