Alunos da Univel participam de Aula Magna promovida pelo Conselho Regional de Administração

Tema da Aula Magna falou sobre tecnologia e a importância de encontrar um propósito de vida para trabalhar com o que ama

Os cursos de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Logística, Recursos Humanos e Administração, nas modalidades presencial e EAD do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram nesta quinta-feira, dia 15, da Aula Magna promovida pelo Conselho Regional de Administração - CRA. “O CRA tem uma parceria com todas as instituições de Ensino Superior de Cascavel e região. Nosso objetivo é trazer para os acadêmicos temas de interesse da área, principalmente no que diz respeito ao futuro profissional. É uma maneira do Conselho Regional de Administração aproximar a área profissional com a área acadêmica”, explica o delegado do CRA, Márcio Nakayama Miura.

O trabalho que amamos

Com o tema “O futuro do trabalho”, a Aula Magna foi ministrada pelo empreendedor, educador, fundador de empresas de tecnologia, inovação e design, Leandro Henrique de Souza, que iniciou provocando uma reflexão sobre propósito de vida. “É importante que as pessoas reflitam sobre qual é o seu propósito de vida. O que te move? O que faz seus olhos brilharem? É essencial dedicarmos nosso tempo ao que realmente importa e faz sentido para nós. Não podemos ficar presos à ideia do dinheiro, ele é uma consequência de quando fazemos o que amamos”, expressa Leandro.

O empreendedor ainda lembrou sobre o processo de mudança pelo qual o mundo está passando com as inovações tecnológicas. “É incrível o que a tecnologia está fazendo no mundo. Com o crescimento exponencial, um novo leque de possibilidades se abre e com isso também o surgimento de novas profissões. As pessoas não precisam mais estar necessariamente nas empresas para trabalhar, elas podem desenvolver atividades de qualquer lugar do mundo, em algumas áreas isso já é possível. O futuro do trabalho é colaborativo, é necessário entender a importância de se adaptar”, explica.

Aprendizado constante

Aprender algo novo todos os dias, por mais simples que pareça, é uma forma de conseguir se adaptar as inovações trazidas pela tecnologia. Na visão de Leandro, a adaptabilidade, coragem e criatividade, são características importantes que o empreendedor precisa desenvolver. “É muito complexo abrir uma empresa, o novo empreendedor precisa ter criatividade e atitude para se adaptar rápido as mudanças. Com o tempo nós vamos perdendo a curiosidade, resgate isso, seja curioso e identifique os pontos que você precisa desenvolver. Sempre aumente seu repertório de ideias, você pode fazer isso viajando, pesquisando ou simplesmente conversando com pessoas diferentes”, complementa Leandro.

Para o coordenador de cursos da Univel, Prof. Osvaldo Mesquita Junior, o evento é uma oportunidade para os alunos de terem uma aula diferente com um assunto específico, que vai auxiliar no desenvolvimento de suas carreiras. “Quando o aluno é recém-formado, é comum que surja uma série de incertezas. O importante é olhar para essas incertezas, refletir e com clareza, tomar a melhor decisão. O evento instiga o acadêmico a pensar em como será sua carreira, unindo a teoria à prática, incentivando o aluno a ser mais comprometido com o seu futuro. Nós formamos gestores que precisam estar preparados para a tomada de decisão e o conhecimento faz toda diferença no mercado de trabalho”, enfatiza Osvaldo.

Segundo o coordenador de cursos, ao mesmo tempo que a tecnologia pode extinguir carreiras, ela cria novas oportunidades, sendo uma grande provedora de mudanças. “Para atender as exigências do mercado, o profissional precisa se reinventar e ter capacidade de adaptação aos diferentes cenários. É indiscutível a importância da inovação que está acontecendo através da tecnologia, ela move a sociedade e as empresas, modificando também a forma de consumo. Se o acadêmico tem capacidade de adaptação ao cenário instável em que vivemos, certamente ele será mais bem-sucedido do que aquele que é resistente as mudanças”, complementa.

No final da palestra, o empreendedor Leandro Souza, deixou uma mensagem de reflexão para os alunos. “Tenha pensamento crítico e aprenda a resolver os problemas com sabedoria. Cometi muitos erros como empreendedor e foi por meio deles que obtive aprendizados incríveis. Se coloque em movimento todos os dias em busca do seu propósito de vida e se errar não tem problema, aprenda com seu erro, levante e siga em frente”, finaliza Leandro.

20.03.2018

Curso de Fisioterapia recebe acesso à plataforma online para estudos de anatomia
Fazenda Escola da Univel tem primeira aula prática