Institucional

Imprensa

Alunos de Engenharia Mecânica da Univel criam projetos em plataforma de prototipagem eletrônica

 

Utilizando materiais recicláveis e eletrônicos velhos, os alunos criaram desde açucareiro eletrônico e impressora a robôs

A criação de um projeto na disciplina de Modelagem e prototipagem foi um desafio para os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel - Univel. Utilizando materiais reciclados, eletrodomésticos ou eletrônicos velhos, os alunos construíram projetos que foram desde açucareiro eletrônico e impressora a robôs. 

O objetivo do professor Edward Galina, foi ensinar como projetar produtos e componentes utilizando ferramentas de prototipagem e os conceitos básicos do Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis. “Durante todo o semestre foram abordadas várias situações básicas de programação e montagem de pequenos circuitos, onde ao final os alunos deveriam criar um projeto livre para demonstrar o conhecimento obtido durante a realização da disciplina”, explica o professor da disciplina. 

Anderson Balen, aluno do curso de Engenharia Mecânica, não conhecia o Arduino antes da disciplina, mas conta que, com o auxílio do professor, conseguiu fazer o projeto de um açucareiro eletrônico. “Tive que pensar em um projeto com as coisas que eu tivesse em casa, mas foi bem tranquilo, fui pesquisando, testando e deu tudo certo. É um programa interessante, ajuda na graduação porque é um novo horizonte”, conta Anderson. 

A Univel implementa o empreendedorismo na grade curricular de todos os cursos, despertando no aluno a visão empreendedora e a vontade de fazer acontecer. Em Engenharia Mecânica, não é diferente. Neste projeto, os alunos ainda tiveram que criar uma empresa, e fazer um vídeo apresentando o produto. “Pedi também para os alunos criarem um nome e uma empresa, como se tivessem que vender esse projeto. Essa atividade busca desenvolver a capacidade de assumir uma atitude investigativa e autônoma. Fiquei surpreso pela qualidade dos trabalhos”, ressalta o professor Edward. 

Por: Núcleo de Comunicação 

17.07.2020

Galeria de Fotos

Alunos de Direito participam de bate-papo sobre carreira e Direito Tributário com profissionais da área
Primeira turma de Engenharia de Produção da Univel apresenta trabalho de conclusão de curso