Alunos de Psicologia da Univel realizam Olimpíada de Análise Experimental do Comportamento

Os alunos foram desafiados a ensinar comandos aos animais utilizando os conceitos ensinados em sala de aula

Na disciplina de Análise Experimental do Comportamento os alunos de Psicologia do Centro Universitário de Cascavel - Univel tiveram um grande desafio, treinar um animal com no mínimo três comandos. A atividade prática envolveu conteúdos já estudados em sala de aula e conceitos testados em laboratório.

Antes de fazer a prática diretamente com os animais, a aula experimental foi em laboratório, com um software chamado Sniffy, em que os alunos treinaram um rato.  “Essa disciplina é especificamente experimental, então essa prática proporciona vivência do treino, aplica todo o conceito teórico na prática, e faz a modelação do comportamento desse animal”, explica a professora Polyane Werner, que desenvolveu a atividade com os alunos.

Toda essa prática recebeu o nome de Olimpíada AEC, em que os alunos deveriam treinar um animal, criar um vídeo e apresentar durante a aula, o grupo que conseguisse o melhor resultado conquistava um prêmio e troféu. Criatividade não faltou, os alunos treinaram cachorros, gatos e até hamster. “Levamos os conhecimentos da sala de aula e do laboratório para casa, então começamos a fazer os treinamentos até chegar no resultado final e consolidado dos comportamentos que tinham que ser executados. Deu muito trabalho, no começo achei que não ia conseguir, mas as coisas realmente vão funcionando conforme você aplica os conceitos corretos”, explica a aluna Eliane Marcondes.

No final, todos os alunos conseguiram ensinar comandos aos animais e cumpriram o desafio. “O resultado foi bem positivo, a criatividade também estava em jogo, e eles conseguiram de fato sair da teoria”, conclui a professora Polyane.

06.12.2019

Acadêmicos de Ciências Contábeis participam de projeto inovador “Eight”
Projeto GerAção realiza confraternização de final do ano