Aulas em laboratório: a teoria na prática no curso de Engenharia Mecânica

Durante a disciplina de Ensaios mecânicos e seleção de materiais, os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Univel, aprendem na prática a realizar ensaios mecânicos e compreender os conceitos e normas, de uma prática importante do cotidiano da profissão

A disciplina de ensaios mecânicos e seleção de materiais, tem como objetivo capacitar os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel - Univel, para compreenderem os conceitos relativos aos ensaios destrutivos e não destrutivos, as normas técnicas dos ensaios, aprender os conceitos para avaliação dos resultados obtidos e serem capacitados para analisar os diferentes tipos de estruturas, características e critérios para selecionar materiais.

Um dos ramos da Engenharia Mecânica e de Materiais, a Mecânica da Fratura, área que tem como objetivo identificar porque algumas estruturas vieram a falhar, como por exemplo, em um episódio no Rio de Janeiro, rompeu o cabo de segurança do bondinho do Pão de Açúcar. O estudo realizado durante a investigação, para identificar por qual motivo ocorreu esse acidente, é realizado por engenheiros capacitados nesta área. Dessa forma, o intuito da disciplina é que os acadêmicos identifiquem o porque de algum material fraturar, romper ou estragar antes do tempo previsto e ensinar como é realizado os ensaios mecânicos. No laboratório são realizados ensaios de tração, ensaios de compressão,  ensaios de flexão e os demais ensaios foram voltados para a metalografia.

De acordo com o professor da disciplina, Thiago Guerra, os acadêmicos quando estiverem atuando como profissionais, vão se deparar com situações do cotidiano que será necessário realizar ensaios mecânicos, por isso a prática durante a graduação é tão importante. “Eles vão se deparar com algumas situações, como por exemplo, trabalhando em uma obra e recebe um carregamento de aço sae 1045 (é uma designação de aço, cada um tem propriedades específicas) e como engenheiro ou como responsável pela obra,  ele precisa ter certeza que aquele aço que receberam é exatamente o que eles compraram e para comprovar é necessário realizar um ensaio mecânico", explica Thiago.

“Muitos trabalhos dos TCCs desses alunos envolvem a preparação de amostras, a preparação de corpos de prova. Tem dois alunos fazendo TCC onde estão empregando alguns tipos de solda em cima de um aço específico e a gente vai fazer essa preparação metalográfica, levar para laboratório de ensaios mecânicos, vamos ver a se dureza do material mudou, como a resistência mecânica do material foi afetada pela solda, a característica da microestrutura  do aço foi afetada pela solda e tudo isso acontece devido a preparação que eles tiveram do laboratório de ensaios mecânicos. Eles vão se baseando nos ensaios realizados durante a disciplina e desenvolver e fundamentar o TCC”, conta o professor.

Para o acadêmico de Engenharia Mecânica da Univel, Mateus Ivan Baggio, as aulas práticas fazem toda a diferença durante a graduação, pois são por meio das aulas em laboratório que é possível entender como funcionam os materiais e  os aparelhos.  “Nos laboratórios a gente fez diversos ensaios, destrutivos e não destrutivos, os ensaios mecânicos servem para descrever como o material está e como ele irá se comportar quando instalado. As aulas práticas foram úteis para abrir a nossa mente do quão importante é ensaiar os materiais, para se ter uma simulação de como ele irá se comportar. Fizemos ensaios de tração, compressão, análise metalográfica, lixamento, ensaio com líquidos penetrantes, ensaios dureza Brinell, Rockwell C e B, e com isso aprendemos a operar os aparelhos que fazem esses ensaios, desde a prensa que faz o de tração e compressão até o durômetro que faz o ensaio Brinell e Rockwell”, conta Mateus.

Para o acadêmico do 10° semestre de Engenharia Mecânica da Univel, João André Malacarne, a qualidade dos laboratórios e a supervisão dos técnicos e do professor, foi um diferencial durante a aprendizagem. “Os ensaios mecânicos são de grande importância porque é por meio deles que nós podemos caracterizar os materiais e traçar as propriedades dos materiais, como a dureza,a microestrutura, resistência, tração e observar se existe descontinuidade na superfície do material.A partir dos ensaios realizados e dessas propriedades obtidas, nós como futuros engenheiro mecânicos conseguimos determinar ou entender melhor como material se comporta, isso é importante para quando formos dimensionar e utilizar os materiais nos projetos mecânicos, utilizar os materiais corretos, com as dimensões corretas e conseguir aplicar de forma correta. As aulas práticas de ensaios mecânicos ocorreram bem, porque os laboratórios são bem montados e contam com equipamentos de alta qualidade, sem contar com a excelente  supervisão dos técnicos de laboratório e do professor responsável. Por meio da disciplina conseguimos absorver os conhecimentos acerca dos ensaios mecânicos e da importância que eles têm para os materiais”, ressalta João.

13.08.2021

Galeria de Fotos

Engenharia na Prática: acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da Univel participam de palestras com profissionais da área
Integrantes do projeto de combate a violência contra a mulher da Univel participam do evento “15 anos da Lei Maria da Penha: da violência à independência”