Institucional

Imprensa

Biblioteca de Microrganismo: projeto de Biomedicina identifica e reserva microrganismos para futuros estudos

 

Desenvolvido pelos alunos e professores da Univel, o projeto consiste na criação de um banco com parasitas, fungos e bactérias 

Pensando no futuro dos estudos dos acadêmicos do Centro Universitário de Cascavel - Univel, os alunos e professores de Biomedicina estão desenvolvendo um projeto em que o objetivo é criar uma “Biblioteca de Microrganismos”. “O projeto consiste na preservação, identificação e reserva de microrganismos laboratoriais. A Univel precisa ter um banco de microorganismos, que vai servir tanto para aulas práticas, quanto para pesquisas futuras, mas acima de tudo pela aprendizagem dos alunos, melhora da educação e qualidade de ensino na instituição”, explica a professora Letícia Thiesen, responsável pelo projeto.

A biblioteca nada mais é do que um banco de microrganismos, que consistem em parasitas, fungos e bactérias, que servirá para as aulas e projetos dos cursos da saúde, Agronomia e Medicina Veterinária. “Esse cultivo de microrganismos está atuante em muitas áreas da biotecnologia, e visto que hoje no mundo o futuro é biotecnologia, esse banco vai servir para muitos fins, acima de tudo para assessoria técnica das aulas, já que em vez de consultar um livro, se consulta ao vivo, com vivência na prática realmente. O aluno consegue assimilar melhor esse conhecimento, acompanhar o crescimento dos microrganismos, servindo de aprendizagem”, ressalta Letícia. 

O acadêmico de Biomedicina, Felipe Dias, faz parte do projeto e vê nesse estudo uma oportunidade de aprofundar os conteúdos vistos em sala de aula, além de adquirir maior afinidade com os equipamentos e metodologias adotadas na rotina laboratorial. “Com o projeto da biblioteca de microrganismo, está sendo possível relembrar e adquirir mais experiência, principalmente, em microbiologia e parasitologia, pois estamos realizando desde a inoculação de um microrganismo para a sua posterior identificação, até os cuidados que devemos ter para o  armazenamento e conservação dos microrganismos já identificados”, conta Felipe.

Por: Núcleo de Comunicação

18.12.2020

Galeria de Fotos

Alunos de Agronomia apresentam trabalhos de irrigação sustentável
Aluna de Pedagogia da Univel tem projeto aprovado para mestrado na área da educação