Cascavel Meu Município: Univel contribui com o ensino municipal

Livro didático produzido por duas professoras da Rede Municipal e diagramado pela Creare - Agência de Comunicação Integrada da será utilizado pelos alunos do 3º ano

Os alunos do 3º ano da rede municipal de ensino acabam de receber um livro didático muito especial. “Cascavel, Meu Município”, de autoria das professoras Clenilza Lemos da Silva e Elisiane Silva, é fruto de um trabalho de pesquisa de mais de três anos, e deve auxiliar as crianças a compreender e a conhecer melhor a história e a geografia da cidade onde vivem.

O Centro Universitário de Cascavel - Univel contribuiu com o material doando a diagramação do conteúdo. A produção gráfica foi feita por acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico que participam da Creare, que é a Agência Experimental de Comunicação Integrada da Univel. O planejamento gráfico foi feito pelos professores e designers Anderson Costa e Cristian Cipriani. A diagramação foi conduzida pelo designer Henrique Longhi Jr., com apoio dos acadêmicos André Luiz Moro Dreher, Gabriel Abrano e Paula Caires. A capa foi montada pelo acadêmico Phelipe Anselmo e as ilustrações foram produzidas pela acadêmica Sabrina Graf. A Creare está vinculada aos cursos de Comunicação da Univel, coordenados pelo professor Rodrigo Cardoso.

“A Creare, além de preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, tem essa missão de contribuir com a sociedade”, explicou o professor Rodrigo. “A participação dos alunos na produção do livro didático é um exemplo disso. Eles tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e ampliar o repertório estético, e ainda perceberam a importância de colaborar com a educação”.

A coordenadora pedagógica de História e coautora do livro Cascavel Meu Município, Clenilza Lemos da Silva, descreveu a importância da obra que foi lançada na manhã do dia 28 de julho no auditório da prefeitura de Cascavel. “A 4ª melhor cidade em planejamento urbano e a 11ª melhor cidade do Brasil para se viver não poderia deixar de ter um material como este”. O livro didático, que também é de autoria da coordenadora pedagógica de Geografia, Elisiane Silva, traz conteúdos sobre a história e geografia local para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Cascavel.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, fez questão de salientar que o livro é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e de resgate realizado pelas duas professoras. “Foram três anos de trabalho em que essas meninas se dedicaram pesquisando e procurando as memórias e as histórias de Cascavel. E histórias e memórias são formadas por pessoas, por gente que trabalha nesse município, gente dessa terra tão querida que é Cascavel”, disse Marcia.

O reitor da Univel, Renato Silva, lembrou dos ensinamentos que recebeu de seus pais, que mesmo na simplicidade, o ensinaram a valorizar o livro e os estudos. “O livro é o melhor amigo que nós temos, pois ele fala com você a hora que você quer. E esse é o grande amigo, amigo da cidade de Cascavel”, afirmou.

Segundo a professora Clenilza Lemos, a finalização deste projeto preencheu uma lacuna de 20 anos em que o município ficou sem material didático com conteúdos locais de história e Geografia. A professora Elisiane também ressaltou que a obra, que representa um desafio cumprido, é um presente para todos os cascavelenses. “O livro Cascavel Meu Município, embora sejamos as autoras, pertence a todos nós. Ele é da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel e todos nós fazemos parte dessa história”, pontuou.

O processo de elaboração do livro contou com a contribuição de moradores, fotógrafos profissionais e amadores, escritores, jornalistas, profissionais da Educação e alunos de Cascavel, além de museus e a colaboração das consultoras dos componentes curriculares de História e Geografia, Maria Sandrerana Salvador da Silva Lizzi e Ângela Massumi Katuta, respectivamente.

Durante o lançamento ocorreu uma homenagem à professora Theonilia Pompeu Girão, uma das três primeiras professoras de Cascavel, hoje com 99 anos, que recebeu a homenagem de forma online. Também foi feita uma homenagem póstuma a João Silvério de Oliveira e Xico Tebaldi, que colaboraram na produção do livro, mas infelizmente partiram antes da publicação da obra.

06.08.2021

Projeto que ensina Língua Portuguesa para imigrantes inicia na Univel
Exposição “Olhares” reúne trabalhos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo