Clínica Veterinária da Univel realiza parceria com IAT - Instituto Água e Terra

Clínica Veterinária da Univel realiza parceria com IAT - Instituto Água e Terra

Clínica Veterinária da Univel realiza parceria com IAT - Instituto Água e Terra

 

A parceria possibilita que a Clínica Veterinária seja um Centro de Apoio de Fauna Silvestre (CAFS)

Ressaltando o propósito de ser referência em ensino, atendimento humanizado e bem-estar animal, a Clínica Veterinária do Centro Universitário de Cascavel - Univel atende a comunidade em geral e é também um Centro de Apoio de Fauna Silvestre (CAFS). Neste sentido, os animais que necessitam de auxílio médico chegam a Clínica Veterinária para triagem, avaliação e tratamento, recebendo todos os cuidados necessários para que possam retornar à vida silvestre. Este foi o caso de um gavião levado ao local nos últimos dias para receber atendimento. “Como somos um CAFS, recebemos esse animal de uma pessoa que encontrou ele em um estado que parecia ruim e trouxe para nós. É um gavião, um animal nativo, e passamos a semana fazendo exames para verificar se ele tinha algum problema. Percebemos que ele estava com a saúde perfeita, se alimentando, fazendo todo o processo de caça e agora, devolvemos ele para a natureza”, conta o Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira. 

O IAT (Instituto Água e Terra) implantou três novos CAFS no Paraná no último ano, além dos cinco que já estavam em operação, e a Clínica Veterinária da Univel se tornou um deles, atuando no tratamento de animais capturados vítimas do comércio ilegal, tráfico, cativeiro irregular e de maus tratos. “Vamos pegar um animal que não está em extinção, mas que é nativo e entregamos ele saudável para a natureza, para que possa continuar se reproduzindo e produzindo mais descendentes”, ressalta Paulo.

A Gerente de Bacia Hidrográfica da regional de Cascavel, Marlise da Cruz, faz parte do IAT e explica sobre a importância de cuidar das espécies. “Nós temos que cuidar das nossas espécies, especialmente a silvestre porque elas são as construtoras das florestas. Pela primeira vez na história do IAT de Cascavel nós temos um convênio, que é com a Univel, e isso nos deixa muito felizes, até porque a Clínica Veterinária foi inaugurada recentemente, então estamos pegando um local de atendimento muito preparado e sobretudo novo. A Clínica Veterinária vai trazer essa tranquilidade pra gente, a população vai recolher os animaizinhos, vai nos telefonar, nós vamos in loco, buscamos os animaizinhos e depois de tratados nós soltamos novamente na sua casa, no seu ecossistema, onde ele vai dar continuidade a produção da sua espécie”, explica Marlise. 

Clínica Veterinária Univel

A Clínica Veterinária permite aos nossos alunos colocarem em prática as mais de 80 áreas de atuação do médico veterinário, englobando a saúde animal, ambiental e pública. A estrutura possui mais de 30 ambientes divididos entre laboratórios, salas de cirurgia, internamento, salas de aula, auditório e muito mais, contando com espaços para acompanhamento dos estudantes, com paredes de vidro para observação dos procedimentos.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e das 14h às 18h, mediante agendamento pelo Whatsapp (45) 98819-1249 ou telefone (45) 3036-3693.

Por: Núcleo de Comunicação

22.03.2021

Alunos do EAD Univel participam de webinar de boas-vindas
Exposição Virtual: Outro Brasil para se ver