Coordenadora da Tutoria EAD tem artigo aprovado em foro internacional

A Coordenadora da Tutoria do Núcleo de Educação a Distância - NEAD, Flávia Adada, teve o artigo “Inovação educativa, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e integração de tecnologias no ensino superior – uma visão discente do processo educativo inovador” aprovado no  Foro Internacional de Innovación Universitaria, em Vigo, na Espanha. O evento traz como tema um debate sobre as novas tendências e transformações no ensino superior, em uma sociedade digital.

O artigo da professora faz uma análise sobre a implementação das Metodologias Ativas de Aprendizagem em cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior de Cascavel. O resultado deste estudo mostrou que “esta nova organização dos conteúdos facilitou o ensino, a aprendizagem e compreensão, favorecendo o engajamento discente nas ações propostas. Fortaleceu o trabalho coletivo, a importância do modelo híbrido de ensino e aprendizagem”, explica.

Outro ponto de grande relevância é de como as metodologias ativas favorecem o novo perfil de aluno que está na escola e entrando no ensino superior. “O aluno se sente mais engajado nos processos do que apenas com aquelas aulas expositivas, de abordagem tradicional”, conta Flávia.

A abordagem das Metodologias Ativas tem um diferencial muito importante na aprendizagem do aluno, que é onde tem o maior foco.  “O Professor é visto como o mediador dos processos e não apenas aquele transmissor de conteúdo como era visto antigamente. Isto gera resultados muito mais efetivos e mais significativos, não falando em notas, mas em aprendizagem mesmo”, completa.

O artigo foi elaborado a partir da pesquisa de Mestrado feito na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, com apoio da professora Doutora, Carmén Célia Barradas Correia Bastos, da Unioeste, e do Diretor de Inovação Metodológica e professor Doutor da UNIVEL, Adriano Sales Coelho. O conteúdo desenvolvido no Mestrado e no artigo é de extrema relevância para a educação, sendo aplicado tanto no ensino a distância da Univel, quanto nas salas de aula presenciais.

03/04/2017

Professor Cezar Versa conclui Doutorado em Letras
Univel participa de projeto “Amor em Ação”