Curso de Administração da Univel faz encerramento do ciclo dos projetos integradores

Por meio dos projetos integradores, a prática do mercado é levada para a sala de aula de uma forma efetiva

Desenvolvimento de carreira, Estudos de caso e Elaboração de planos de carreira, são os trabalhos que foram desenvolvidos nos projetos integradores, das turmas do 2º, 4º e 6º semestre do curso de Administração do Centro Universitário de Cascavel - Univel. Os eventos aconteceram nas salas de metodologias ativas, onde os alunos têm aulas diferenciadas, no espaço que foi desenvolvido para auxiliar na criatividade e na qualificação dos futuros profissionais. O coordenador do curso, Lúcio Scheuer, explica que são oito projetos durante o ano, onde os alunos desenvolvem a prática com qualificação, "Com esses projetos, os acadêmicos passam por um aperfeiçoamento, por isso, os empresários gostam de contratar os alunos da Univel; eles se tornam profissionais preparados para o mercado de trabalho". De acordo com a acadêmica, Manoela Ferreira, a proposta alerta para a necessidade do profissional estar sempre atualizado, "Esse trabalho resume o conteúdo, ajuda a entender a matéria e em especial, como é importante fazer uma boa apresentação para a empresa".

Na atividade do professor Edemir José Pulito, os acadêmicos elaboraram projetos estratégicos de desenvolvimento de carreira, cada grupo fez a apresentação de um candidato para uma vaga de emprego. As equipes foram criativas com a elaboração de vídeo currículo, cartão de apresentação, banner e currículo impresso. O professor Edemir explica, que o que acontece na Administração é levado a campo e que os aspectos tem haver com o segmento, tanto no sentido profissional como pessoal, "Um administrador tem que saber lidar com a própria carreira para gerenciar um negócio", ressalta. De acordo com a aluna Patrícia de Oliveira, a atividade auxilia no crescimento pessoal e profissional, além de ajudar na compreensão de como agir no ambiente de trabalho, "Eu quero crescer, ter um nome forte na área de Administração, e com os Projetos integradores eu abri portas para novos caminhos; novos horizontes".

Na turma do professor, Fabiano Tykalowitz, o fechamento do projeto foi com convidados de fora. Os alunos divulgaram os trabalhos nas redes sociais, e apresentaram para os jurados os estudos de casos que aproximam a teoria e a prática das organizações, "Eu entendo que as instituições de ensino superior devem cada vez mais estar perto do mundo prático da administração, por isso, na Univel, nós utilizamos dinâmicas diferentes de apresentação no semestre, com a gamificação nas aulas, com disputa entre os alunos.

Na turma da professora, Gressieli Fazoli, os estudantes desenvolveram projetos sobre Elaboração de planos de negócios. Segundo o coordenador adjunto, Nilson dos Santos Dias, as interações entre os grupos e os desafios dos projetos, estimulam os alunos para que eles melhorem a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas, “Estamos encerrando mais um ciclo de projetos integradores e como nos deixa orgulhosos perceber a evolução pessoal de cada aluno. A Univel foi muito feliz em implantar as metodologias ativas no curso de Administração, sendo uma experiência pioneira nesta área de formação. Os alunos formados pela Univel estão em consonância com o que o mercado está buscando, que é gerar equipes focadas em resolver os mais variados desafios que as empresas enfrentam, de forma criativa e inovada. Todos os alunos e professores envolvidos estão de parabéns. A equipe engajada faz toda a diferença”.

06.12.2017

Galeria de fotos

Processos Gerenciais da Univel promove atividades de conclusão da disciplina de Projetos experimentais
Univel lança versão digital da Revista de Estudos Jurídicos e Sociais