Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel promove o concurso I Charrete

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel promove o concurso I Charrete

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel promove o concurso I Charrete

O principal objetivo do desafio é integrar acadêmicos de diferentes semestres, além de colaborar no desenvolvimento de habilidades projetuais e de trabalho em equipe

 

No decorrer das atividades da Semana Acadêmica de Arquitetura e Engenharias (SAUE), os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram da I Charrete, um concurso de projetos que solucionassem problemas projetuais em poucas horas. A proposta era o desenvolvimento de um projeto de pórtico para acesso à cidade de Cascavel (PR) pela Avenida Guaíra. 

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Tais Marini Brandelli, explica que para a realização e desenvolvimento dos projetos foi convidada uma profissional da área para introduzir a temática e em seguida foi realizada uma visita técnica para reconhecimento do local. “A arquiteta e urbanista Karen Solek introduziu o tema aos alunos, explicitando sobre o crescimento urbano de Cascavel. A partir da proposição dos trabalhos, os alunos realizaram uma visita para reconhecimento do local. Durante a madrugada os alunos desenvolveram o projeto em equipes, com orientação dos professores”, explica Tais. 

Na manhã seguinte, ocorreu a apresentação dos projetos das quatro equipes para a banca avaliadora, cujos membros foram a vereadora e professora Elizabet Leal Da Silva e os arquitetos e urbanistas Sirlei Grosseli e Pablo Danielli. A equipe vencedora era formada pelos acadêmicos Samuel Aleixo da Silva e Izadora Petruv Chapius, que levaram para casa Echo Dots e outros prêmios.

Para o acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel e vencedor do concurso, Samuel Aleixo, participar do concurso oportunizou além de colocar o conhecimento em prática, criar vínculos entre estudantes, professores e profissionais da área. “Participar de concursos agrega muito na vida acadêmica porque além de instigar a gente a sempre melhorar e sair da nossa zona de conforto, criam um vínculo entre os próprios acadêmicos, com os professores e profissionais. É muito legal, pois não visa somente a formação técnica, mas também as relações e amizades”, conta Samuel. 

Desenvolver um projeto em tão pouco tempo não é nada fácil, mas com criatividade e dedicação é possível desenvolver boas ideias. Segundo a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Izadora Petruv Chapuis, com esforço em conjunto foi possível vencer o concurso. “Nós iniciamos com uma ideia, desenvolvemos o conceito, passamos tudo para o papel e quando começamos a montar maquete, a gente percebeu que a ideia não era tão boa e no meio do concurso mudamos todo o nosso projeto, mas no final deu tudo certo”, declara Izadora

A realização de concursos é comum em diversos cursos, sendo uma ferramenta para desenvolver habilidades como trabalho em grupo, liderança, técnica, inovação, entre outras. “A realização de concursos, seja em Arquitetura ou qualquer outro curso, é muito importante pois ajuda muito no nosso desenvolvimento. Oportunizou aos alunos a aprender mais e se dedicar, além de ser algo super divertido”, conta Izadora Chapuis.

O evento ocorreu sob coordenação da professora Tais Marini Brandelli, com apoio dos docentes: Lucilene de Lima Rocha, Michele Vons, Emerson dos Santos, Guilherme Mello e Cristian Sica.

 

Por: Núcleo de Comunicação

09.12.2021

 

Galeria de Fotos

 

Acadêmicos do curso de Administração da Univel apresentaram soluções para resolução de problemas e desafios de instituições da saúde locais
Fisioterapia Desportiva Univel: Acadêmicos realizam atendimentos aos atletas no Campeonato Nacional de Canoagem Velocidade e Paracanoagem