Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel realiza atividades práticas de desenhos arquitetônicos

Com intuito de abordar os conceitos básicos e técnicas de desenho arquitetônico, o curso de Arquitetura e Urbanismo está promovendo aulas práticas para que os acadêmicos desenvolvam suas habilidades manuais

Você sabe qual a importância do desenho à mão na Arquitetura? Como diz a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras'', a forma mais fácil dos arquitetos comunicarem suas idéias e projetos é através dos desenhos. Apesar de que atualmente os profissionais da área tenham a sua disposição inúmeros e avançados softwares de desenho digital, o desenho feito à mão é o ponto de partida de qualquer projeto, sendo possível organizar ideias, desenvolver da melhor maneira, sem contar todo o processo criativo realizado.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Tais Marini Brandelli, realizar atividades práticas de desenhos arquitetônicos feitos à mão é de grande importância durante a graduação. “Apesar das plataformas CAD e BIM, os desenhos analógicos, feitos à mão, não podem ser simplesmente dispensados, pois a prática do desenho arquitetônico executado a partir de instrumentos promove, de forma mais simples, a compreensão do que está sendo desenhado e de como deve ser feita a correta representação gráfica de projetos, facilitando o entendimento sobre escalas, pranchas, símbolos, cotas, entre outros”, ressalta Tais.

Para o acadêmico do 2°  semestre de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Samuel Aleixo da Silva, participar da disciplina de desenho é uma oportunidade de ter um melhor entendimento da criação e desenvolvimento de um projeto. “Participar da matéria de desenho arquitetônico é muito interessante, porque atualmente vivemos em uma época em que tudo é automatizado e com representações gráficas digitais. Quando participamos de uma disciplina em que precisamos fazer os desenhos a mão, causa um certo estranhamento, principalmente por sermos de uma geração que está acostumada com as representações digitais. No decorrer do semestre e das atividades que desenvolvemos, tivemos uma noção muito maior da criação de um projeto, do que se tivéssemos começado a fazer tudo através dos programas”, conta Samuel.

Para o acadêmico, a disciplina é de extrema importância durante a graduação, pois acompanha as discussões e atualizações do mercado de trabalho. “Existe uma discussão atual no meio da Arquitetura, na qual muitos profissionais da área acreditam que ter um projeto feito à mão (seja croqui ou desenho) é muito importante e se torna um diferencial para o seu cliente. Inclusive isso reforça a ideia apresentada por um profissional em uma palestra aqui na Univel, que dizia que a arquitetura precisa ser palpável”, destaca Samuel Aleixa da Silva.

13.10.2021

Projeto Polinizando Saberes realiza a instalação de ninhos de abelhas sem ferrão na Univel
Acadêmicos do Projeto de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam pesquisas nos bairros de Cascavel