Curso de Jornalismo promove 1º Colóquio com o tema: a importância do pedestre no trânsito

Curso de Jornalismo promove 1º Colóquio com o tema: a importância do pedestre no trânsito

Curso de Jornalismo promove 1º Colóquio com o tema: a importância do pedestre no trânsito

 

 

Os alunos organizaram o evento na disciplina de Assessoria de Comunicação, aprendendo na prática todas as etapas da área

Os alunos do 7º semestre de Jornalismo do Centro Universitário de Cascavel - Univel colocaram em prática os conteúdos da disciplina de Assessoria de Comunicação, promovendo o 1º Colóquio de Jornalismo: a importância do pedestre no trânsito, em que foram responsáveis por toda a organização. “A proposta foi montar o colóquio, desde o pré evento, com a parte de organização, elaboração de releases, contato com a imprensa e a própria comunidade para participarem, até o pós evento, em que vamos produzir todos os materiais, visual e escrito, para passar a imprensa”, explica a aluna, Ana Carolina Bueno.

A proposta veio do Professor da disciplina, Josimar Bagatoli, que auxiliou em todo o processo. “O foco principal é a humanização no trânsito, nós sabemos dos índices que são agravantes em função da imprudência, então nada melhor do que trazer esses jovens e futuros profissionais para se conscientizarem. Dentro da disciplina o propósito foi que eles organizassem um evento, propusessem uma discussão temática envolvendo o trânsito, e assim tornar esse assunto midiático. Eles conseguiram fazer do começo ao fim, organizaram, convidaram as pessoas para que viessem discutir o tema, elaboraram as questões e propuseram esse debate”, conta Josimar.

O colóquio foi apresentado para os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Fotografia, que puderam refletir sobre o tema e também conhecer informações importantes. “Nós estamos vivendo o maio amarelo e trazer essa temática tão importante é fundamental para que os alunos possam ter mais acesso a essas informações, que fazem parte da realidade do dia a dia”, conta o Coordenador dos cursos de Comunicação, Rodrigo Cardoso.

Os convidados para debater o tema foram o engenheiro civil, Adir dos Santos Tormes, o diretor técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio, a especialista em trânsito e em Psicopedagogia, Vânia Moreira de Camargo Müetzemberg e o paratleta, Felipe Pavan. “Todos estão atuando no trânsito de uma forma ou de outra, seja como condutor ou pedestre, por meio desse evento eles serão profissionais com uma visão ampla, compreendendo o trânsito muito além de carros e ruas, mas como um espaço de convivência humana e social”, ressalta Vânia.

Felipe Pavan se envolveu em um acidente de trânsito, e após a recuperação iniciou as atividades físicas e desde 2015 é paratleta. “Infelizmente é uma coisa que pode acontecer com qualquer um. Essa conscientização é muito interessante para mudar um pouco o conceito da população, principalmente nesse mês, porque é algo real. Respeito, empatia, pensar no próximo, lembrar que tem outra pessoa indo para casa e que possui uma família, esperando ela em casa. Pensar no outro não como motorista, mas como ser humano”, conclui Felipe.

Por: Núcleo de Comunicação

21.05.2019

Galeria de fotos

Líderes de turma participam da reunião de lançamento da CPA
Reitor da Univel recebe medalha em evento do Conselho Regional de Educação Física