Curso de Pedagogia da Univel realiza Aula Magna em comemoração ao Dia do Pedagogo

O evento agregou conhecimento aos acadêmicos do curso de Pedagogia, sendo uma oportunidade de aprender com as profissionais convidadas, além de promover o debater e refletir sobre temas relevantes da área

Na última segunda-feira (23), os acadêmicos do curso de Pedagogia - modalidades Presencial e EaD do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram da Aula Magna em Comemoração ao Dia do Pedagogo. O evento ocorreu de forma presencial e com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Na oportunidade os participantes conheceram a atuação do Pedagogo nos Espaços não Escolares e os desafios da contemporaneidade.

Para a coordenadora do Curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, a vinculação e conhecimento dos campos de atuação é essencial, remetendo-se à formação teórico-prática realizada ao longo do curso e o quanto o curso possui um campo vasto de atuação.

A Pedagoga Francielle Sthefane Bruschi Cordeiro,  que atua na Câmara Municipal de Vereadores de Cascavel, como Assessora Comissão Permanente de Educação, apresentou sua trajetória profissional e o trabalho que desenvolve juntamente com vereadores, na análise de projetos de lei voltados ao âmbito da educação e no acompanhamento das comissões e conselhos de políticas públicas. Durante a palestra, a convidada apontou a importância do pedagogo na sociedade e o compromisso social com a educação e nas atividades em espaços que exijam conhecimentos pedagógicos.

Na sequência, a professora e psicóloga Gislaine Genaro falou sobre a atuação do pedagogo e os desafios na contemporaneidade, discorrendo sobre a saúde mental, ansiedade e comunicação não violenta, salientando sobre a fadiga pandêmica e o momento vivenciado. Destacou ainda o Projeto Conexões Humanas que é desenvolvido no acolhimento e orientação psicológica que é realizado pela Univel.

“A gente precisa falar sobre educação emocional, que deve iniciar na infância, quando devemos aprender a falar sobre os nossos sentimentos, emoções e entender o que é raiva, alegria ou tristeza. A sociedade também acaba influenciando muito na nossa saúde mental e os casos de depressão e ansiedade vem aumentando de forma assustadora. A partir disso, entendemos a importância do autoconhecimento, empatia e da resiliência que hoje em dia é fundamental”, declara a professora Gislaine Genaro .

A convidada também pontuou a importância de procurar ajuda profissional para cuidar da saúde mental e conversou com os acadêmicos sobre o Projeto Conexões Humanas, criado com o propósito de realizar orientações e promover educação socioemocional na comunidade acadêmica. “Procurar ajuda é o primeiro passo para poder ter uma melhor qualidade de vida e criar ferramentas para lidar com as dificuldades. Durante a aula conversamos sobre o projeto Conexões Humanas, criado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de educar e falar sobre saúde mental com os nossos acadêmicos, professores e comunidade. São realizados trabalhos nas escolas, pastorais e na comunidade ao redor da instituição, além de  fornecer orientações psicológicas para quem precisar (docentes e discentes)", conta Gislaine.

Para a acadêmica do 5° semestre de Pedagogia da Univel,  Vitória Karolina da Silva, o evento foi uma oportunidade de conhecer outras áreas de atuação do pedagogo, além de compreender a importância do cuidado com a saúde mental e como esse cuidado pode impactar na vida profissional.  “As palestras da Aula Magna foram muito importantes para minha formação. Durante o evento, foi possível compreender que a formação de pedagogia não é válida somente nos espaços escolares, mas também em empresas e órgãos públicos (como Câmara de Vereadores, Prefeitura). Outro ponto apresentado foi a fala motivacional da psicóloga Gislaine, que falou sobre os pontos que levam a desmotivação na carreira e a importância em ir atrás de tratamento quando desmotivados e a importância de um olhar mais otimista sobre a vida”, conta Vitória.

De acordo com o acadêmico de 5° semestre de Pedagogia da Univel, Gabriel Carlos Loreno Ribeiro, as palestras abordaram temas importantes para a vida profissional e pessoal.  “Gostaria de parabenizar as convidadas, pelo conteúdo e forma de apresentação e pelas belas apresentações demonstradas durante as aulas. Parabéns a Univel por nos proporcionar uma aula com tantos ensinamentos que com certeza contribuiu para nossas vidas”, ressalta.

27.05.2022

Univel realiza confraternização com colaboradores em comemoração aos 64 anos da Rádio Colmeia e mês do trabalhador
Univel realiza Aula Magna de Comunicação e Tecnologia