Institucional

Curso de Pedagogia da Univel realiza Aula Magna em comemoração ao Dia do Pedagogo

Curso de Pedagogia da Univel realiza Aula Magna em comemoração ao Dia do Pedagogo

O evento agregou conhecimento aos acadêmicos do curso de Pedagogia, sendo uma oportunidade de aprender com as profissionais convidadas, além de promover o debater e refletir sobre temas relevantes da área

 

Na última segunda-feira (23), os acadêmicos do curso de Pedagogia - modalidades Presencial e EaD do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram da Aula Magna em Comemoração ao Dia do Pedagogo. O evento ocorreu de forma presencial e com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Na oportunidade os participantes conheceram a atuação do Pedagogo nos Espaços não Escolares e os desafios da contemporaneidade.

Para a coordenadora do Curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, a vinculação e conhecimento dos campos de atuação é essencial, remetendo-se à formação teórico-prática realizada ao longo do curso e o quanto o curso possui um campo vasto de atuação.

A Pedagoga Francielle Sthefane Bruschi Cordeiro,  que atua na Câmara Municipal de Vereadores de Cascavel, como Assessora Comissão Permanente de Educação, apresentou sua trajetória profissional e o trabalho que desenvolve juntamente com vereadores, na análise de projetos de lei voltados ao âmbito da educação e no acompanhamento das comissões e conselhos de políticas públicas. Durante a palestra, a convidada apontou a importância do pedagogo na sociedade e o compromisso social com a educação e nas atividades em espaços que exijam conhecimentos pedagógicos.

Na sequência, a professora e psicóloga Gislaine Genaro falou sobre a atuação do pedagogo e os desafios na contemporaneidade, discorrendo sobre a saúde mental, ansiedade e comunicação não violenta, salientando sobre a fadiga pandêmica e o momento vivenciado. Destacou ainda o Projeto Conexões Humanas que é desenvolvido no acolhimento e orientação psicológica que é realizado pela Univel.

“A gente precisa falar sobre educação emocional, que deve iniciar na infância, quando devemos aprender a falar sobre os nossos sentimentos, emoções e entender o que é raiva, alegria ou tristeza. A sociedade também acaba influenciando muito na nossa saúde mental e os casos de depressão e ansiedade vem aumentando de forma assustadora. A partir disso, entendemos a importância do autoconhecimento, empatia e da resiliência que hoje em dia é fundamental”, declara a professora Gislaine Genaro .

A convidada também pontuou a importância de procurar ajuda profissional para cuidar da saúde mental e conversou com os acadêmicos sobre o Projeto Conexões Humanas, criado com o propósito de realizar orientações e promover educação socioemocional na comunidade acadêmica. “Procurar ajuda é o primeiro passo para poder ter uma melhor qualidade de vida e criar ferramentas para lidar com as dificuldades. Durante a aula conversamos sobre o projeto Conexões Humanas, criado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de educar e falar sobre saúde mental com os nossos acadêmicos, professores e comunidade. São realizados trabalhos nas escolas, pastorais e na comunidade ao redor da instituição, além de  fornecer orientações psicológicas para quem precisar (docentes e discentes)", conta Gislaine.

Para a acadêmica do 5° semestre de Pedagogia da Univel,  Vitória Karolina da Silva, o evento foi uma oportunidade de conhecer outras áreas de atuação do pedagogo, além de compreender a importância do cuidado com a saúde mental e como esse cuidado pode impactar na vida profissional.  “As palestras da Aula Magna foram muito importantes para minha formação. Durante o evento, foi possível compreender que a formação de pedagogia não é válida somente nos espaços escolares, mas também em empresas e órgãos públicos (como Câmara de Vereadores, Prefeitura). Outro ponto apresentado foi a fala motivacional da psicóloga Gislaine, que falou sobre os pontos que levam a desmotivação na carreira e a importância em ir atrás de tratamento quando desmotivados e a importância de um olhar mais otimista sobre a vida”, conta Vitória.

De acordo com o acadêmico de 5° semestre de Pedagogia da Univel, Gabriel Carlos Loreno Ribeiro, as palestras abordaram temas importantes para a vida profissional e pessoal.  “Gostaria de parabenizar as convidadas, pelo conteúdo e forma de apresentação e pelas belas apresentações demonstradas durante as aulas. Parabéns a Univel por nos proporcionar uma aula com tantos ensinamentos que com certeza contribuiu para nossas vidas”, ressalta. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

27.05.2022

Galeria de Fotos

Univel realiza confraternização com colaboradores em comemoração aos 64 anos da Rádio Colmeia e mês do trabalhador
Univel realiza Aula Magna de Comunicação e Tecnologia