De volta à natureza: Univel e IAT realizam a soltura de três aves silvestres

A parceria tem como propósito resgatar animais silvestres que necessitam de auxílio médico para que possam receber os cuidados necessários  e retornar à vida silvestre

Nesta semana ocorreu mais uma ação do Centro de Apoio a Fauna Silvestre (CAFS), criado em parceria entre a Clínica Veterinária da Univel e o Instituto Água e Terra (IAT). O IAT é responsável por atender as ligações e denúncias de quem encontrar um animal que necessite de atendimento, ir ao local, resgatá-lo e após o tratamento, acompanhar a sua volta para a natureza.

Nesta ação, foi a vez de três aves voltarem para a natureza, sendo eles, um Urutau e dois Araçaris. Os professores do curso de Medicina Veterinária, acompanhados da equipe do IAT, realizaram a soltura das aves. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira, a parceria com o Instituto Água e Terra é de grande importância para a realização de ações como essa. “Nós recebemos esses animais do IAT, que levam até a clínica e fazemos o pré cuidado, análise, terapia e o tratamento. Quando a gente vê que eles estão prontos para voltar para a natureza, os devolvemos na mata densa e fechada, para que  eles possam ter alimentação e uma vida normal”, conta Paulo.

Para o acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Brian de Deus, participar da ação foi importante. “Ações como essa são muito importantes para a minha trajetória acadêmica e para o meu futuro como médico veterinário de animais silvestres", ressaltou.

28.04.2021

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção participam de palestra sobre a prática e o dia a dia da profissão
Univel promove o Curso de Radiologia Veterinária