Educação em prol da sustentabilidade: Univel conquista Selo ODS 2020

Educação em prol da sustentabilidade: Univel conquista Selo ODS 2020

Educação em prol da sustentabilidade: Univel conquista Selo ODS 2020

 

Desenvolvendo ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Univel foi reconhecida por meio de projetos que beneficiam a comunidade

Em busca de transformar o mundo em um lugar melhor, o Centro Universitário de Cascavel - Univel procura desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil são 175 metas dentro de 17 ODS para contribuir com diversas temáticas, como: erradicação da pobreza, saúde, educação, crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, sociedades pacíficas, justas e inclusivas. 

Hoje a Univel contribui com todas as 17 metas, desenvolvendo projetos em prol da comunidade. “Desenvolvemos práticas para o desenvolvimento sustentável e contribuímos com os 17 objetivos. Realizamos diversas ações, como a impressão em folha dupla, copos térmicos para os professores, bicicletário, coleta e descarte adequado de resíduos eletrônicos e remédios vencidos”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão da Univel, Elaine Kronbauer.

Selo Sesi ODS 2020

O Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Sesi no Paraná, reconhece todos os anos as instituições que possuem boas práticas e que desenvolvem ações em prol desta causa. Em 2020 a Univel conquistou novamente o selo, demonstrando seu compromisso com a comunidade. “O selo reconhece instituições que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que provam isso através de suas práticas, não apenas na teoria. Dentro dos objetivos, nós temos causas muito nobres, neste ano, a Univel se engajou nos projetos voltados para o combate a pandemia”, explica Elaine. 

No cenário deste ano, o Selo Sesi ODS 2020 procurou estimular as instituições paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas para a prevenção e combate da Covid-19 e ações pós pandemia. Ao ampliar e consolidar atividades sociais focadas nos ODS, as empresas se conscientizam sobre as transformações do mundo, compreendendo para onde a sociedade caminha.

Produção de máscaras e promoção da conscientização

Pensando assim, uma das ações da Univel que recebeu destaque foi o projeto do curso de Engenharia Mecânica “Impressora 3D contra a Covid-19”. A iniciativa teve como objetivo auxiliar profissionais da saúde por meio da fabricação de máscaras face shield, seguindo um modelo mundial, em que a tecnologia foi utilizada para reduzir custos. “As unidades de atendimento à população requerem inúmeros profissionais da saúde, sendo que esta demanda naturalmente aumentou durante o ciclo da pandemia, consequentemente elevando também a demanda por material hospitalar”, explica o Coordenador de Engenharia Mecânica, Germano Scarabelli Assunção.

A iniciativa da produção em parceria com a Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel proporcionou a produção de mais de 300 protetores faciais distribuídos em diversas unidades de saúde da cidade, servindo como uma segunda proteção, além das máscaras. 

Além disso, no início da pandemia a Univel implementou o plano de ação de combate “Juntos contra a Covid-19”. Algumas das ações realizadas foram: buscar profissional infectologista para esclarecer o assunto, seguir as orientações da OMS, verificar a temperatura na entrada da instituição, identificando possíveis sintomas, distribuição de álcool em gel e cartazes orientativos em todos os ambientes de trabalho, entre outras. 

Outras ações que foram essenciais nessa conquista: em parceria com o Procon os alunos e professores de Ciências Contábeis auxiliaram na supervisão dos preços dos supermercados e as doações de cestas básicas por meio de projetos do curso de Direito e do evento da Jornada Científica.

Por: Núcleo de Comunicação

09.12.2020

Galeria de Fotos

Curso Radiologia Veterinária
Alunos de Engenharia Mecânica constroem equipamento que contribui com a captação da água de poços