Institucional

Imprensa

Educação Física da Univel tem aula prática com equipamento raro no Brasil

 

Os acadêmicos do curso fizeram um treinamento com o analisador de gases K5 da Cosmed que proporciona uma análise completa do desempenho do atleta

Os acadêmicos de Educação Física do Centro Universitário de Cascavel - Univel tiveram uma aula prática especial na última semana, puderam acompanhar na prática um treinamento com o aparelho italiano, Analisador de gases K5 da Cosmed, que é raro no Brasil. O equipamento é portátil, o que possibilita uma avaliação detalhada do desempenho do atleta, calculando frequência cardíaca e consumo de oxigênio, por exemplo.

Por ter o GPS integrado dispõe de dados de deslocamento, o que por sua vez possibilita que a avaliação seja feita em diferentes tipos de terrenos ou no ambiente de prática do atleta. Fernando de Souza Campos, aluno do Mestrado da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, utiliza o aparelho em sua pesquisa de mestrado, avaliando os atletas do Futsal Sub20 de Marechal Cândido Rondon. “Os dados servem para conhecer o atleta na pré e pós temporada, e também ter índices de treinamento fisiológicos, de condicionamento para estar intervindo no treinamento e saber se foi efetivo ou agressivo. O aparelho consegue dar todas as medidas para nós de forma prática e completa para trabalhar”, explica Fernando, que veio demonstrar o aparelho aos acadêmicos.

O Coordenador do curso de Educação Física, Gustavo Brandão explica que o objetivo principal foi demonstrar aos acadêmicos uma avaliação de qualidade, com equipamentos de última geração em análise de gases, para saber condicionamento físico, aptidão física e desempenho. “Com isso podemos mostrar para os alunos que é possível ter uma avaliação e um trabalho de qualidade, que por sua vez vai proporcionar um trabalho de qualidade, com mais resultados seja com atletas, para perda de peso, com quem deseja melhorar o desempenho e  a saúde”, reforça.

Os conceitos visualizados na aula prática fazem parte da disciplina de Fisiologia do Exercício. A acadêmica do 3º semestre de Educação Física acompanhou os dados de desempenho dos atletas e como as análises foram feitas, sendo um momento importante no processo de aprendizagem. “É uma matéria com grande complexidade, na teoria nós aprendemos, mas não há o que se compare com uma aula prática. Aqui na Univel temos uma estrutura boa para executar e com este equipamento podemos analisar e aprender na prática os conteúdos que vemos”, explica.

A disciplina de Fisiologia do Exercício é ministrada pela professora Lilian Barazeti que explicou sobre esse tipo de avaliação ser um dos principais marcadores tanto para a aptidão física à saúde, quanto ao desempenho atlético e que esta visualização completa proporciona um conhecimento profundo do assunto aos acadêmicos. “. Eles conhecerem as variáveis envolvidas no processo, e foi extremamente importante para que possam prescrever no futuro treinos mais precisos, mais exatos, para qualquer tipo de pessoa, sejam especiais, obesos, diabéticos, saudáveis ou atletas”, ressalta.

Por: Núcleo de Comunicação

15.05.2019

Galeria de fotos

Acadêmicos de Engenharia Civil da Univel visitam obra que utiliza método inovador
Com a nova estrutura pronta, Escola Professor Ademir Correa Barbosa se despede da Univel