Educação Física da Univel tem aula prática com equipamento raro no Brasil

Os acadêmicos do curso fizeram um treinamento com o analisador de gases K5 da Cosmed que proporciona uma análise completa do desempenho do atleta

Os acadêmicos de Educação Física do Centro Universitário de Cascavel - Univel tiveram uma aula prática especial na última semana, puderam acompanhar na prática um treinamento com o aparelho italiano, Analisador de gases K5 da Cosmed, que é raro no Brasil. O equipamento é portátil, o que possibilita uma avaliação detalhada do desempenho do atleta, calculando frequência cardíaca e consumo de oxigênio, por exemplo.

Por ter o GPS integrado dispõe de dados de deslocamento, o que por sua vez possibilita que a avaliação seja feita em diferentes tipos de terrenos ou no ambiente de prática do atleta. Fernando de Souza Campos, aluno do Mestrado da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, utiliza o aparelho em sua pesquisa de mestrado, avaliando os atletas do Futsal Sub20 de Marechal Cândido Rondon. “Os dados servem para conhecer o atleta na pré e pós temporada, e também ter índices de treinamento fisiológicos, de condicionamento para estar intervindo no treinamento e saber se foi efetivo ou agressivo. O aparelho consegue dar todas as medidas para nós de forma prática e completa para trabalhar”, explica Fernando, que veio demonstrar o aparelho aos acadêmicos.

O Coordenador do curso de Educação Física, Gustavo Brandão explica que o objetivo principal foi demonstrar aos acadêmicos uma avaliação de qualidade, com equipamentos de última geração em análise de gases, para saber condicionamento físico, aptidão física e desempenho. “Com isso podemos mostrar para os alunos que é possível ter uma avaliação e um trabalho de qualidade, que por sua vez vai proporcionar um trabalho de qualidade, com mais resultados seja com atletas, para perda de peso, com quem deseja melhorar o desempenho e  a saúde”, reforça.

Os conceitos visualizados na aula prática fazem parte da disciplina de Fisiologia do Exercício. A acadêmica do 3º semestre de Educação Física acompanhou os dados de desempenho dos atletas e como as análises foram feitas, sendo um momento importante no processo de aprendizagem. “É uma matéria com grande complexidade, na teoria nós aprendemos, mas não há o que se compare com uma aula prática. Aqui na Univel temos uma estrutura boa para executar e com este equipamento podemos analisar e aprender na prática os conteúdos que vemos”, explica.

A disciplina de Fisiologia do Exercício é ministrada pela professora Lilian Barazeti que explicou sobre esse tipo de avaliação ser um dos principais marcadores tanto para a aptidão física à saúde, quanto ao desempenho atlético e que esta visualização completa proporciona um conhecimento profundo do assunto aos acadêmicos. “. Eles conhecerem as variáveis envolvidas no processo, e foi extremamente importante para que possam prescrever no futuro treinos mais precisos, mais exatos, para qualquer tipo de pessoa, sejam especiais, obesos, diabéticos, saudáveis ou atletas”, ressalta.

15.05.2019

Acadêmicos de Engenharia Civil da Univel visitam obra que utiliza método inovador
Com a nova estrutura pronta, Escola Professor Ademir Correa Barbosa se despede da Univel