Egressos da Univel participam do programa Chefs Sem Fronteiras

Egressos da Univel participam do programa Chefs Sem Fronteiras

Egressos da Univel participam do programa Chefs Sem Fronteiras

Os egressos Paloma Vitória, Ketlyn Aline e Murilo Andrade Marcelino, foram aprovados no Programa Chefs Sem Fronteiras e estão atuando em diferentes localidades dos Estados Unidos 

 

O Centro Universitário de Cascavel - Univel busca oferecer uma formação de excelência, com objetivo de preparar os futuros profissionais das mais diversas áreas para o mercado de trabalho. Em especial, o curso de Gastronomia da Univel proporciona aos acadêmicos o conhecimento técnico e teórico necessário, unindo as tendências mundiais, a cultura da culinária dos mais diversos países e preparados para atuar em qualquer lugar do mundo. 

Três egressos do curso de Gastronomia da Univel, foram aprovados no programa Chefs Sem Fronteiras, para realizar intercâmbio profissional para atuar em diversos hotéis e restaurantes dos Estados Unidos. O programa tem como propósito introduzir os participantes (sejam eles estudantes ou profissionais) as técnicas, metodologias e tecnologias norte americanas, além da cultura e idioma através da interação com os nativos.

De acordo com a professora do curso de Gastronomia, Sandra Borçoi, o programa possibilita que os alunos realizem trainee na área de Gastronomia desenvolvendo suas habilidades aprendidas na faculdade. “Para participar do programa é necessário, além de um período de experiência na área, também a formação em Gastronomia. Os professores do curso da Univel orgulham-se muito pelo destaque desses egressos e também pela coragem de aproveitarem oportunidades como a deste programa para crescer profissionalmente. Temos certeza que em breve esses profissionais estarão aqui em  'nossa casa' compartilhando experiências e receitas”, destaca Sandra. 

Para a egressa do curso de Gastronomia da Univel, Paloma Vitória, o programa Chef Sem Fronteiras mudou completamente a sua vida. “Quando entrei no programa, recebi a lista de lugares dos possíveis lugares para atuar e escolhi New Orleans (Louisiana). Atualmente trabalho no hotel de luxo chamado The Ritz-Carlton, um hotel cinco estrelas plus. Na faculdade, eu não  imaginava onde conseguiria chegar, mas também nunca quis trabalhar a noite no restaurante comum. Eu sempre quis fazer intercâmbio, mas na época que eu estava na faculdade e no ensino médio estava fora da minha realidade. De qualquer forma eu foquei no meu objetivo que é viajar o mundo inteiro e umas das possibilidades era através do meu  trabalho, porque uma vez que eu já falo inglês e o meu currículo é aceito no mundo inteiro, eu pude realizar esse sonho”, conta Paloma. 

Para a egressa, um dos grandes diferenciais da graduação em Gastronomia e foi importante para a realização de seu sonho, foi o fato do diploma valer para qualquer lugar do mundo. “O diploma do curso de Gastronomia é um dos únicos currículos que funciona no mundo todo e proporciona atuar em qualquer lugar que eu desejar”. Outro ponto importante e que faz a diferença no currículo da Paloma, foram as aulas práticas acerca da culinária de cada país e as aulas de francês. “A graduação me ajudou muito, principalmente para saber os cortes, molhos bases e  complementares, risotos e entre tantas outras especificidades. Aqui trabalhamos com comida crioula, que é a influência da gastronomia de New Orleans e comida francesa que também faz parte da cultura da cidade. Todos os pratos são em francês, as  aulas que tive do idioma no curso com professor César, foi de grande ajuda. O curso sempre me ajudou em vários aspectos, às vezes não era exatamente fazer um prato, mas preparou a gente para entender francês, saber a história de cada prato e isso também foi muito importante ”, declara Paloma Vitória.  

A egressa de Gastronomia da Univel, Ketlyn Aline, escolheu a cidade de San Diego (Califórnia) para atuar. Ela sempre sonhou em realizar um intercâmbio internacional e o programa foi uma oportunidade para realizá-lo. “Estou gostando muito. Claro que tem várias dificuldades, tanto na questão comunicação como na cozinha. Sobre a comunicação, no começo foi um pouco mais difícil até você se acostumar com todo mundo falando rápido, mas agora já ficou mais fácil. Na cozinha, eu tive sorte de já começar na confeitaria, área da qual eu tinha experiência e que gosto muito de confeitaria”, conta Ketlyn. Ainda de acordo com a egressa, a prática durante o curso fez toda a diferença. “O curso com certeza ajudou muito, porque eu uso muitas técnicas que aprendi durante as aulas. Muitas coisas estou aprendendo durante o trabalho, mas com certeza a formação me ajudou muito”, conta Ketlyn. 

Para o egresso Murilo Andrade Marcelino, que atualmente está atuando em San Diego (Califórnia), poder conhecer outra cultura e trabalhar fora tem sido uma experiência incrível. "Todos os dias temos desafios para vencer. Ter estudado Gastronomia na Univel ajudou muito, pois já cheguei aqui conhecendo várias técnicas culinárias que facilitam muito as explicações e treinamento. Sem contar que aqui eu estou tendo duas folgas semanais, ou seja, tenho bastante tempo para poder curtir”, conta Murilo.

 

Por: Núcleo de Comunicação

01.04.2022

Curso de Engenharia Civil da Univel realiza Aula Inaugural
Univel promove o 2° Seminário do Programa Residência Pedagógica Univel/Capes