Engenharia Civil da Univel proporciona aulas práticas com equipamentos e laboratórios modernos

Laboratórios com uma estrutura completa e equipamentos de ponta são os diferenciais da Univel durante a graduação dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil

Inovação, criatividade e tecnologia, esses são alguns dos conceitos que o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Cascavel - Univel busca desenvolver durante a graduação. Com uma formação que une o conhecimento teórico e a prática, os acadêmicos têm a oportunidade de ter contato com laboratórios equipados especialmente para a área, onde são estimulados a conhecer de perto a rotina profissional que o engenheiro desempenha no cotidiano.

Para proporcionar uma melhor experiência durante a ambientação dos acadêmicos e futuros profissionais da Engenharia Civil, a Univel conta com laboratórios e equipamentos modernos. “Os laboratórios de maneira geral são importantes para todos os cursos, mas especialmente necessários para Engenharia Civil. Para a construção de uma casa simples, são empregados  mais de seis mil materiais”, comenta o Coordenador do curso de Engenharia Civil Christian Kniphoff.

São alguns dos equipamentos utilizados em laboratório: a prensa para ensaio de concreto, máquina de cisalhamento de solo e a máquina de ensaio de CBR.

Prensa de ensaio para concreto: possui o intuito de conseguir determinar a resistência de uma mistura de concreto à ruptura. “É preparado o corpo de prova (amostra do concreto endurecido, especialmente preparada para testes), com o objetivo de saber se determinadas amostras estão de acordo com os valores de projeto. Máquinas como essa geralmente são utilizadas em obras de grande porte”, explica o professor da Univel, Douglas Guedes Batista Torres

Para Christian, entender as propriedades do cimento é de fundamental importância na vida do acadêmico do curso de Engenharia Civil.  Dentre os seis mil materiais utilizados na construção civil, o mais aplicado é o cimento (na forma de concreto ou argamassa). “Daí surge a importância de estudar as suas propriedades e isso não seria possível sem a prensa. O concreto é o segundo material mais utilizado do mundo, só perde para a água”, ressalta o coordenador.

Máquina de cisalhamento de solo: o objetivo é determinar as cargas máximas que o solo pode receber até a condição de ruptura. É utilizada uma amostra do próprio solo e  aplicar uma carga vertical e horizontal na máquina para determinar a resistência ao cisalhamento. A máquina é importante para definir as condições de solo e evitar que exceda as cargas limites em seus projetos.

Máquina de ensaio de CBR: seu objetivo é indicar a resistência de penetração de solo, para definir um parâmetro que pode ser utilizado nas determinações de projetos da parte civil e mecânicas do solo.

Outra importância é o estudo sobre fundações, então é necessário utilizar o laboratório para análises do solo e conseguir entender como funcionam as dinâmicas do solo na região oeste do Paraná e oportunizar aos alunos um bom conhecimento nesse aspecto. Para um melhor entendimento sobre o assunto e tornar as aulas mais dinâmicas, as máquinas de cisalhamento de solo e ensaio de CBR, são utilizadas.

A Univel também dispõe laboratórios que não necessariamente utilizam equipamentos mas sim insumos, como o laboratório de residência simulada, onde  simulam a construção de uma residência, executam instalações elétricas e hidrossanitárias, para entender como funciona o trabalho dos eletricistas e encanadores. Os alunos também aprendem a trabalhar com alvenaria, reboco e todos os processos executivos de uma construção. “As aulas em laboratório faz com que eles entendam na prática tudo que estão desenhando no papel”, conclui Christian.

Eduardo Dalla Costa Silva, acadêmico do 8° período de Engenharia Civil, acredita que a qualidade da estrutura dos laboratórios é de grande importância durante a graduação. “A Univel como instituição de ensino possui uma estrutura de qualidade. Seus laboratórios são providos de equipamentos de última geração, que garantem que as aulas práticas sejam excelentes para o aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos como estudantes e futuros profissionais da área”, ressalta Eduardo.

As aulas realizadas nos laboratórios são de grande importância para que os acadêmicos conheçam e pratiquem com os equipamentos e como diz a expressão popular “por as mãos na massa”. Para que além de aplicar o conhecimento teórico na prática, possam adquirir uma melhor experiência durante a graduação e se tornem profissionais mais bem preparados e qualificados para atuar no mercado de trabalho.

20.11.2020

Galeria de Fotos

Visitas técnicas proporcionam aos alunos de Agronomia conhecer a prática da Zootecnia
Exposição virtual: arte através da colagem