Engenharia Mecânica é mais uma opção de graduação da Univel

A Univel começa o ano letivo com mais um novo curso de graduação na área das engenharias. O curso de Engenharia Mecânica. Essa graduação junta-se às outras opções de engenharia que a instituição oferece, Civil e de Produção.

De acordo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Germano Assunção, o maior desafio para o novo curso, é formar profissionais qualificados. "Nós vemos que as pessoas tem um carinho e respeito muito grande pela instituição e por isso, nós do Núcleo de Engenharias, temos uma grande responsabilidade, a de honrar o histórico da Univel, formando profissionais de excelência para o mercado de trabalho".

Para isso, a abordagem da graduação será focada no trabalho com projetos e com as metodologias ativas, além das próprias salas. "Os cursos de engenharia envolvem muita teoria, e é isso que vai diferenciar um engenheiro de um técnico, onde os dois tem habilidades práticas, só que o engenheiro consegue entender melhor a teoria por traz do fenômeno em estudo e é isso que dá a ele a responsabilidade em projetos. Então, o que nós pretendemos é alinhar tanto a teoria quanto a prática, através de projetos", destacou o coordenador.

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Seu campo de atuação é vasto. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver máquinas, aparelhos e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Ele também pode atuar em cinco grandes áreas: de materiais, processos de fabricação, mecânica dos sólidos, planejamento energético e, térmica e fluídos.

Germano enfatizou que o profissional de Engenharia Mecânica precisa além da teoria e prática, ter "forte interesse por ciências e matemática, desejo de colocar as ideias em ação, curiosidade de como as coisas funcionam, determinação para enfrentar desafios e boa comunicação".

Como se trata de uma profissão bastante abrangente, devido à sua formação generalista, engenheiro mecânico é um profissional muito requisitado, podendo atuar em diversas áreas. Há boas oportunidades em indústrias, no campo de pesquisa e desenvolvimento, na carreira militar, na docência, em consultoria técnica e até para os setores de marketing, vendas e no mercado financeiro.

O mercado tem uma boa demanda por profissionais qualificados nesta área e demonstra indicativos de melhora e crescimento. A média salarial desse profissional, no início da carreira, é de 4 mil reais e pode chegar a mais de 16 mil reais, dependendo do tempo e setor de atuação.

Currículo do coordenador:

Germano Assunção, é natural de Caratinga - Minas Gerais. Graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, com um ano de estudos na Escola Nacional de Engenharia de Tarbes (ENIT), na França. Mestre pela Unicamp em Engenharia de Petróleo, com ênfase em Reservatórios e Gestão. Doutorando na Unicamp, em Engenharia Mecânica, com ênfase em Escoamento Multifásico- Escoamento de óleo, água e gás em tubulações.

Santander Universidades promove intercâmbio de 20 universitários na Babson College, em Boston, nos EUA
Cozinha do Campo é sucesso no Show Rural