Engenharias e Arquitetura promovem Campeonato de Ponte de Palito e Viga de Isopor na Univel

O objetivo é proporcionar aos alunos a prática do conteúdo ministrado em sala

Em 2019, o Campeonato de Ponte de Palito foi realizado em uma modalidade diferente, os acadêmicos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Cascavel - Univel, fizeram a construção de Pontes de Palito e de Vigas de Isopor.

Quatro turmas participaram do desafio, onde o 5º semestre de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica construíram vigas de isopor, com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Resistência de Materiais. “A geometria influencia significativamente na resistência, pois o isopor é um material muito fraco. Mas aplicando a geometria formada de uma maneira adequada, garante bons resultados e resistência”, explica o Coordenador de Engenharia Civil, Pablo Lazarini.

Já os acadêmicos do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, fizeram as Pontes de Palito, que estudam Estruturas Arquitetônicas e Estática e Estruturas. Diferente das vigas de isopor, na ponte de palitos o conceito trabalhado é a resistência com a união de materiais, neste caso o palito, estruturados geometricamente para formar uma estrutura resistente.

Para a avaliação foram observados alguns critérios essenciais, como a originalidade, acabamento, o peso das peças e a eficiência. Os vencedores foram classificados por turma:

1º Lugar de Engenharia Mecânica, equipe “Força sobre Área”, composta pelos acadêmicos, Robert Roger de Matos, Paola Schuck e Diego Alexandre Ribeiro.

1º Lugar de Engenharia Civil, 5º semestre, equipe “Não coloca peso que vai quebrar”, composta por André Luíz Stein, Lucas Reginatto, Maria eduarda Schons e Thaís Dias de Oliveira Lorenz.

1º Lugar de Engenharia Civil, 3º semestre, grupo 3, composto por Anderson de Mello, Flávio Boldrini e Robson de Freitas.

1º Lugar de Arquitetura e Urbanismo, grupo 3, composto por Diessy Gaspar, Érika Queiroz e Lincoln de Oliveira.

09.07.2019

Gamificação na prática do conhecimento: Administração desenvolve soluções para problemas empresariais
Linguagem Corporal é tema de curso na Univel