Estudantes de Engenharia Mecânica da Univel aprendem sobre desenho em 3D

O desafio é desenvolver produtos aplicando o software e os conceitos utilizados durante a disciplina

Que tal desenvolver um produto em três dimensões? Este é o desafio lançado aos alunos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel – Univel durante a disciplina de Desenho em 3D, no segundo semestre do curso.

O objetivo é que os estudantes criem peças com o auxílio do programa SolidWorks®, consolidado no mercado e utilizado para o desenvolvimento de produtos. Em paralelo, os alunos também estudam os conceitos de desenho técnico. “Uma disciplina tem um cunho mais prático e moderno com o uso do software e a outra é de cunho mais teórico e prático, que é o entendimento do desenho técnico em si”, explica o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Germano Scarabelli.

O melhor projeto desenvolvido durante a disciplina é impresso na impressora 3D, que a Univel possui. “Isso dentro de uma perspectiva de engenharia de fabricação, que é uma grande área de estudo da Engenharia Mecânica”, complementa o professor.

Projetos escolhidos

Dois projetos foram selecionados para impressão, o suporte para acelerar a moto e uma peça utensílio que pode ser usada na mesa de estudo para organização. “Como usamos muitos materiais como compasso, régua, canetas e outros, faltava espaço para colocar as peças na mesa. A partir disso pensamos no projeto, desenhamos no software para projetar e a nossa peça foi uma das escolhidas para ser impressa. Foi um processo demorado que precisou de ajustes,  mas conseguimos chegar no tamanho ideal, para portar o celular, lápis, caneta, bolsa e outros itens”, conta Matheus Alves de Alexandre, aluno de Engenharia Mecânica. Para Rodrigo Nunes, também acadêmico de Engenharia Mecânica, a peça desenvolvida para a moto surgiu com base nas experiências com a moto do cotidiano. “Para quem anda de moto em viagens longas acaba cansando a mão e essa peça surge para ajudar a melhorar a experiência de quem anda de moto. Pensamos bastante, testamos e fizemos vários projetos até conseguir chegar nesse modelo, foi legal produzir a peça”, conta Rodrigo Nunes.

25.03.2019

Galeria de fotos

Egressos do curso de Gastronomia da Univel participam do programa Sou Chef Confeiteiros
Profissionais renomados participam da aula de boas vindas do curso de Direito