Experiência do "ao vivo" passa a fazer parte da rotina dos futuros jornalistas

Descobertas, diálogos e debates integram o Programa Univel Entrevista, produzido e apresentado por acadêmicos do Curso de Jornalismo. Exibido na Tv Univel semanalmente em redes sociais, o modelo de programa explora a essência do bom jornalismo: a entrevista.

O estúdio do laboratório de televisão é o ponto semanal de encontro para a aula prática orientada pelo professor e jornalista Josimar Bagatoli. "A oportunidade é muito ampla: primeiro vem toda pesquisa do assunto, definição de pauta e porta-voz. Depois a experiência com as câmeras e por último o raciocínio lógico para perguntar em um programa ao vivo. É algo que valoriza a capacidade dos acadêmicos" explica o professor.

A estreia do Univel Entrevista teve a juíza de Direito Cláudia Spinassi, que defende a implantação do modelo prisional da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que está próximo de virar realidade em Cascavel que hoje sofre pela falta de espaço na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) e PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel). Mas a questão e muito mais ampla: a reabilitação do detento. Spinassi antes de defender o modelo acompanhou de perto a vida de um ex-detento que mudou de vida após conseguir um trabalho no regime semi-aberto. "Ele veio ao Fórum falar comigo com roupas de quem trabalhou pesado um dia inteiro. Veio e me agradeceu a oportunidade. Nesse momento percebi que existe recuperação nesse modelo onde os próprios detentos cuidam do espaço", diz a juíza.

Os futuros jornalistas sentem na prática a rotina do mundo da comunicação. Ismael Elias, do 4º ano de Jornalismo,  foi o primeiro âncora do programa. "É animador ver o resultado de todo trabalho", conta.

UNIVEL ENTREVISTA

Os programas podem ser assistidos no Facebook, na página @tvunivel. Estão previstas ainda entrevistas com outros personagens de grande relevância social que tem muita história para contar. As atividades integram as ações práticas do Núcleo dos Cursos de Comunicação da Univel, coordenado pelo jornalista Anderson Costa e pelo publicitário Rodrigo Cardoso. A Agência experimental Creare também integra esse novo momento do Curso de Jornalismo da Univel, preparando de maneira eficaz os acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Designer e Fotografia.

Por: Josimar Bagatoli

26.04.2017