Exposição "Domingos"

Exposição "Domingos"

Exposição "Domingos"

 

"Domingos" é um desdobramento de "domingo"- uma coletânea constituída de 20 pinturas com tamanhos e suportes distintos: acrílica e óleo sobre tela, papelão e madeira.

"Domingo" surgiu ao acaso, em um determinado momento de 2018 o artista João Paulo percebeu a similaridade de alguns trabalhos avulsos realizados nos últimos 3 anos, e que em conjunto poderiam ganhar um novo e expressivo significado, refletiu sobre as possibilidades, amadureceu a ideia, desenvolve o conceito, realizou novas pinturas e concluiu o processo.

Com o decorrer do tempo o projeto foi reelaborado e ganhou outra versão denominada "Domingos". A técnica utilizada na reelaboração foi a mídia mista, as pinturas foram fotografadas, alteradas digitalmente e impressas em papel fotográfico, a intenção foi criar unidade estética e reforçar o conceito. A nova composição é inédita e será vista pela primeira vez em exposição virtual da Univel, a convite do artista, professor e organizador do evento, Antonio Carlos Machado. 

As obras apresentam cenas de um dia de domingo, ou um feriado qualquer, em que os personagens dispõem de momentos exclusivos, seja para si ou em companhia de alguém muito próximo, em uma prosaica atividade de lazer ou de solidária e por vezes estática introspecção. Intencionalmente o contraponto também se vê em algumas obras do conjunto.

Através dessas narrativas o artista propõe uma reflexão, e talvez a necessidade e a urgência de resgatarmos alguns rituais de um dia de domingo, pois, eles possibilitam aguçar a percepção interior, o ato de imaginar, de interagir, de refletir, de estar mais atento a si e ao outro e menos vulnerável ao mundo contemporâneo longe das imposições que quase nos obriga a estarmos 24 horas conectados, distraídos, ocupados  e produtivos.

O artista também anseia que o espectador vá mais longe, há uma tentativa de interação não só com o que é visto, sugerido, mas sobretudo, com o que os personagens estão efetivamente sentindo e pensando, o quadro pode ser apenas um pretexto para um possível diálogo que ultrapasse a "barreira" do que possa ser considerado apenas como uma "bela" composição. 

"Domingos" é composta de 15 obras em mídia mista, em pequenos formatos, produzidas entre 2015 e 2019.

Galeria

 

O papel do Agronegócio diante da crise econômica é tema de palestra para o curso de Agronomia
Acadêmicos de Medicina Veterinária debatem os caminhos do profissional frente à pandemia