A extensão do conhecimento para ajudar o próximo

Um programa para colocar na prática o que se aprende na sala de aula em favor da sociedade

Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Cascavel – Univel, estão participando do Programa Adote uma Causa, realizado pelo instituto GRPCOM, que tem parceria com 32 Instituições de Ensino Superior espalhados pelo Paraná.

Os alunos inscritos que fazem parte do projeto foram selecionados pelo próprio Instituto, que visa utilizar dos talentos dos acadêmicos para propor campanhas sociais, que vão beneficiar várias OSCs (Organização da Sociedade Civil) de todo o Paraná.

Entre as instituições beneficiadas estão: Hospital do Câncer - Uopeccan, Fundação Valdir Becker de Toledo, Instituto de Resgate e Proteção Animal - IRPA e Associação dos portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel - Apofilab. O programa é realizado por módulos presenciais e EAD (Ensino a Distancia), todas as terças-feiras das 14h às 18h. No dia 25 de setembro o módulo será na Univel.

O projeto Adote uma Causa tem como objetivo capacitar os acadêmicos para o mercado de trabalho por meio dos cursos, instigar para o voluntariado e causas sociais em instituições sem fins lucrativos. “Todos os projetos do instituto são muito gratificantes. O Adote uma Causa em especial proporciona essa conexão entre os veículos, agências, terceiro setor e acadêmicos de cursos e instituições diferentes. É maravilhoso, sou muito orgulhosa desse trabalho e do projeto ter conquistado espaço no interior do Paraná”, conta a coordenadora do projeto Debora Bueno.

Claudio Macedo é acadêmico do sexto semestre de Publicidade e Propaganda da Univel e sempre teve a intenção de trabalhar com OSCs (Organização da Sociedade Civil) e entidades que representam a minoria.  “O projeto proporciona a oportunidade de adquirir experiência a quem tem interesse de atuar em um futuro próximo com o terceiro setor. Eu recomendo aos acadêmicos que não se inscrevam no processo de seleção pois é uma experiência única”, diz Claudio.

Para Darci Ambrósio Ribeiro, acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda  da Univel, estar no projeto possibilita contato com profissionais da área que estão atuando no mercado. “Nesse projeto vemos na prática o que aprendemos na sala de aula. Cada um tem uma visão diferente do mercado publicitário e também do projeto social. O ser humano tem que dividir o que aprende com quem precisa”, fala Darci.

Daniel Marcondes de Oliveira, acadêmico do curso de Jornalismo da Univel, entende o projeto de uma forma dinâmica, instigante e desafiadora. “O Adote uma Causa proporciona contato direto com aquilo que a gente só veria depois de formado e isso está sendo muito legal, pois gera uma nova dinâmica, instigante e desafiadora com mais ânimo ainda para prosseguir no caminho do Jornalismo. Aprender a trabalhar com o terceiro setor através da comunicação e as mídias sociais é gratificante, ainda mais com instituições de caridade. Ver de perto uma redação de um jornal, observar a dinâmica das instituições abrangidas pelo projeto e colocar em prática”, explica Daniel.

Por: Núcleo de Comunicaçâo

14.09.2018