Fazenda Escola da Univel tem primeira aula prática

Muito aprendizado e interação entre os acadêmicos de Agronomia marcam o início das atividades da Fazenda Escola

Os acadêmicos do 1º semestre de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel tiveram, no último sábado (17), a primeira aula prática na Fazenda Escola da Instituição. Na disciplina de Introdução à Agronomia, eles fizeram a plantação de parcelas demonstrativas de algumas culturas que são trabalhadas na região, e outras que não são tão populares.

A Coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques Batista, explica que o aprendizado vai além do conteúdo. “É importante também para eles se familiarizarem com a fazenda, com o curso e os colegas. O profissional engenheiro agrônomo dedica boa parte do seu tempo ao trabalho no campo, tem contato com a terra, com o sol e a atividade na fazenda possibilita isso”, explica Vanessa.

Os alunos fizeram todo o preparo da terra, desde limpeza, adubação, fertilização, até o plantio das sementes. Os acadêmicos farão acompanhamento do estado fenológico das parcelas, que é o acampamento do crescimento da planta levando em conta a temperatura, luz e humidade. Ao final do semestre, apresentam para os colegas e professores todo o trabalho executado.  “As aulas práticas são fundamentais para sermos bons profissionais. Aqui na fazenda podemos ter um acompanhamento semanal, desde o começo da plantação até o final” explica o aluno Luiz Dossena.

O professor da disciplina, Alexandre Luiz Muller explicou a importância da atividade desde início do curso. “Os primeiros semestres são mais teóricos, mas com este trabalho os acadêmicos já podem ter uma aproximação com a terra. Conhecendo mais o curso e como é o trabalho da profissão, para colocar em prática o conhecimento”.

As atividades práticas no campo envolvem colocar a “mão na massa” e passar um tempo em baixo do sol, o que não foi problema para a turma que estava preparada com chapéus e muita água. “Com a Fazenda Escola podemos ter a prática da profissão, conhecer todo o manejo e fazer o mais difícil, que é a pratica. Só o sol que incomoda um pouco, mas a gente leva no peito e vai embora”, conta o aluno Eriky Piovesani.

Fazenda Escola Univel

A Fazenda Escola da Univel é um local para experimentação, de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Um espaço onde os alunos de Agronomia e Medicina Veterinária estarão em contato direto com as atividades. “Poder colocar em prática o conhecimento sobre a distância de plantio, é muito importante para o nosso aprendizado”, explica o aluno Douglas Borges.

Para a acadêmica do curso de Agronomia, Ericka Steinheuser a Univel fornece uma ótima estrutura, “o aprendizado da teoria em sala de aula com os professores é ótimo, e poder colocar em prática aqui na Fazenda Escola é muito legal”.

Cursos Novos Univel

Centro Universitário de Cascavel – Univel abriu turmas em 7 novos cursos presenciais e 3 na modalidade a distância em 2018, passando a oferecer 29 opções de cursos, ampliando ainda mais as possibilidades de estudo para os acadêmicos de Cascavel e região. “Foi muito bom a Univel abrir estes novos cursos da área do agronegócio. A Univel agora é Centro Universitário, uma instituição boa, bem conceituada, abrindo Veterinária e Agronomia, faz toda a diferença para a região”, conta o aluno de Agronomia, Matheus Luiz Siqueira.

22.03.2018

Alunos da Univel participam de Aula Magna promovida pelo Conselho Regional de Administração
Núcleo de Prática Jurídica da Univel inicia parceria em favor de pessoas idosas