Fazenda Escola: uma forma prática de aprender Agronomia

O espaço conta com 17,24 hectares de terra em meio a natureza que proporciona contato direto com o dia-dia da profissão

Para as aulas práticas do curso de Agronomia, o Centro Universitário de Cascavel - Univel conta com uma área de 17,24 hectares de terra onde foi estruturada a Fazenda Escola, um espaço em meio a natureza com estrutura completa para as aulas práticas dos futuros engenheiros agrônomos. Para a Coordenadora do curso de Agronomia da Univel, Vanessa Taques Batista, a Fazenda Escola é uma forma diferente de aprender. “Eles aprendem sobre plantios, uso dos maquinários, implementos agrícolas, aplicações, qual defensivo utilizar, quais as doenças e pragas que mais afetam o plantio, situações que interferem no manejo e outros. Nem sempre o que se vê na teoria é simples para ser colocado em prática, por isso a Fazenda Escola proporciona a oportunidade dos alunos vivenciarem a realidade da profissão”, explica Vanessa.

Agronomia na prática

Atualmente na Fazenda Escola, os alunos cultivam plantações de milho, feijão, soja e também aprendem sobre diferentes adubações, manejo integrado de pragas e projetos de soja que envolvem a parte de análises químicas. “Está sendo muito importante esse contato com a prática que a Fazenda Escola da Univel proporciona para os alunos de Agronomia. É tudo bem organizado e o interessante é que você está dentro do campo, vendo como tudo funciona”, conta o aluno de Agronomia, Felipe Gabriel Molleri Silverio.

Dia de Campo

Buscando a difusão tecnológica e acadêmica, a coordenação do curso de Agronomia promoveu o Dia de Campo na Fazenda Escola da Univel, onde os alunos apresentaram estudos realizados nos projetos e os resultados obtidos com relação a aplicação de fungicida, uso das biotecnologias e diferentes adubações. A aluna Sabrina dos Santos Matos já cursava Agronomia em Rondônia e ao se mudar para Cascavel escolheu transferir o curso para a Univel. “Agronomia é um curso maravilhoso, estou amando e o mercado de atuação é amplo. Como morei no sítio, é uma área que me chama a atenção, principalmente por fortalecer a agricultura familiar, que alimenta o Brasil. Na Fazenda Escola nós vemos a realidade, pois na sala de aula você tem uma noção, mas aqui temos contato direto, conseguimos identificar as pragas, entender melhor como tudo funciona e isso contribui para o nosso aprimoramento”, conta Sabrina.

O curso de Agronomia

O curso de Agronomia da Univel é voltado para a formação prática e empreendedora das atividades agropecuárias, que tornam o engenheiro agrônomo apto para trabalhar nas diversas atividades do setor. Além disso, para que os alunos tenham maior conhecimento e entendimento das áreas estudadas, o curso de Agronomia conta com laboratórios modernos de química, física, microscopia, microbiologia, fitopatologia, instrumentos de topografia e georreferenciamento. O egresso do curso de Agronomia tem um vasto campo de trabalho e suas funções podem ser desenvolvidas em diferentes setores, como pesquisa e desenvolvimento, área comercial e prestação de serviços. O agendamento da prova para o Vestibular pode ser realizado pelo telefone (45) 3036-3664, WhatsApp do Vestibular (45) 99132-3413, redes sociais da Univel ou diretamente na instituição com os consultores de vendas.

20.12.2018

Homenagem merecida! Equipe da limpeza tem um dia especial
Acadêmicos arrecadam quase 1 mil caixas de bombons